Temas Contemporâneos Transversais: estratégias para incorporar no currículo e atividades práticas

No e-book exclusivo da Revista Appai Educar, você confere diversas dicas de como aplicar o tema em sala de aula. Confira o terceiro post dessa série!


No terceiro post da série sobre o e-book “Temas Contemporâneos Transversais” da Revista Appai Educar focaremos em estratégias para incorporar os temas transversais no currículo, que podem ajudar professores a desenvolverem atividades relacionadas a qualquer componente curricular e em qualquer etapa do ensino. Além disso, mostraremos atividades práticas que promovem uma reflexão sobre esses temas.

 

Estratégias para incorporar os temas transversais no currículo

Os temas transversais podem ajudar professores a desenvolverem atividades relacionadas a qualquer componente curricular e em qualquer etapa do ensino. Incorporar esses temas na programação escolar é importante para promover uma educação mais abrangente e participativa. Como dito anteriormente, os temas transversais constituem questões sociais, culturais, éticas e ambientais que podem ser integradas às diversas disciplinas, proporcionando uma compreensão mais ampla e interconectada do conhecimento.

Para incorporar os temas transversais no currículo, o primeiro passo é identificar os temas relevantes para as realidades local, nacional e global. O educador deve considerar temas como ética, cidadania, meio ambiente, diversidade, direitos humanos, saúde, entre outros. Após a identificação desses temas relevantes para a comunidade escolar em questão, é preciso realizar um planejamento das ações. Promova reuniões entre os professores para planejar a integração dos temas e desenvolva ações de interconexão entre as disciplinas.

Ao criar os projetos interdisciplinares, o docente deve relacionar os conceitos abordados em sala de aula com situações do cotidiano dos alunos e do mundo real. Além de mostrar como os temas transversais estão presentes em diferentes disciplinas. Ao adotar essas estratégias, os educadores podem enriquecer o processo educacional, preparando os alunos para compreenderem e lidarem com as complexidades do mundo contemporâneo.

 

Atividades práticas que promovem a reflexão sobre esses temas

Além dos exemplos citados anteriormente, a Revista Appai Educar já foi vitrine de diversos projetos pedagógicos desenvolvidos em escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro. Um exemplo disso é o projeto Entendendo as diferenças, cuja ideia é integrar as formas de comunicação no meio escolar e ainda abordar temas de extrema importância: a violência contra a mulher e uma escola mais inclusiva. Através do projeto desenvolvido em um colégio de São João de Meriti, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o uso de libras, braile e ainda aprenderam sobre o autismo.

Outra abordagem feita em sala de aula foi destacar a importância de uma alimentação saudável, a prática de esportes e uma rotina equilibrada. Os alunos do Colégio Estadual Eliza Maria Dutra entraram de cabeça nesse universo, através do projeto Alimentação Saudável e Sustentável, que propôs um debate desde a composição até o aproveitamento integral dos produtos. Mas para que as aulas se tornassem efetivas, vários objetivos foram propostos, antes de colocar em execução o trabalho prático, como: aprender sobre as características e a importância dos nutrientes; reconhecer a necessidade de uma alimentação adequada; perceber o quão fundamental é a comida saudável na manutenção do organismo e na prevenção das doenças.

A construção do longo caminho percorrido na igualdade entre os gêneros tem sido erguida desde que a mulher percebeu que, assim como o homem, ela é parte integrante da civilização. Avanços, desilusões e conquistas marcam essa trajetória, entretanto ainda há muito para se fazer. E foi a partir dessa consciência humanitária, de que o respeito é o eixo para que se tenha uma sociedade mais justa e igualitária, que a professora de Artes Visuais Geane Senra de Oliveira começou a idealizar o projeto Lugar de mulher é onde ela quiser, em uma escola em Osvaldo Cruz. Esse é mais um exemplo de como abordar o tema transversal de forma prática em sala de aula.

 

No próximo post…

No quarto e último post sobre o e-book “Temas Contemporâneos Transversais”, você vai entender mais sobre os desafios comuns na implementação de temas transversais no currículo escolar, como a resistência de algumas instituições educacionais ou falta de compreensão sobre a importância dessas questões. Mas também mostraremos como os educadores e escolas podem superar esses desafios, com dicas de sites, livros e outros materiais de apoio. Não deixe de conferir!


Por Jéssica Almeida


Deixar comentário

Podemos ajudar?