Ao mestre com carinho


Está viralizando pela internet de todo o mundo as fotos de um professor de Gana, na África do Sul que faz a diferença. Ele ensina informática numa sala de aula em que nem luz tem quanto mais um computador. As fotografias foram publicadas pelas mídias sociais do próprio Owura Kwadwo.

De forma orgânica elas foram ecoando por todo o planeta, inclusive aqui no Brasil, impulsionadas por curtidas, compartilhamentos, mensagens de solidariedade e sobretudo, muita discussão. As imagens rapidamente chamaram a atenção não só pela sua obstinação em vencer as adversidades, mas pela riqueza de detalhes com a qual ele desenha a giz no quadro literalmente negro ainda usado pela pobre escola.

Essa foto é emblemática pois, mostra que através do contraste entre a tecnologia e o arcaico pode existir uma atitude original. Na cena, Owura está em plena atividade ministrando a aula de TCI – Tecnologia de Comunicação e Informação. Ele está explicando como utilizar o Word, o programa de edição de texto da Microsoft. A perfeição é tanta que parece um print da tela. Isso pode ser explicado não somente pelas suas habilidades em informática. É que Owura também estudou Belas Artes.

Mostrando todo o poder e agilidade da internet, imediatamente após a postagens pessoas de todo o mundo estão se mobilizando. E já começam a chegar doações de equipamentos numa quantidade maior do que a capacidade da pequena escola. Diante disso, ele está repassando esse material para os colégios de toda a região, que sofrem com as mesmas carências.


Por Luiz André Ferreira | Jornalista, Professor, Apresentador da Rádio Appai e Mestre em Projetos Socioambientais e Bens Culturais.


Deixar comentário

Podemos ajudar?