Mês do livro: aproveite para ler e se divertir com a criançada!

Reunimos dicas de atividades simples e criativas para fazer com os pequenos durante esse período em casa. Confira!


Abril é um mês super especial! Sabe por quê? Porque é o Mês do Livro! Aproveite o período em casa com a criançada para se divertir e incentivar esse hábito tão importante e prazeroso. Para isso, selecionamos diversas atividades envolvendo a leitura. Ah, se sua família for pequena, faça chamadas de vídeo para que amigos ou outros familiares também possam participar!

 

Roda de Leitura

Reúna as crianças e família e faça uma votação para decidir qual livro será utilizado. Então, cada um pode ler uma ou duas frases em voz alta. Assim, além da leitura, todos exercitam também a escuta.

 

Pesquisa colaborativa

Promova uma votação ou escolha um autor para fazer uma pesquisa sobre ele. Faça um sorteio do tópico que cada um deverá pesquisar: sua cidade natal, dia de nascimento, livros que escreveu, personagens que criou etc. Depois reúna essas informações montando um grande painel sobre o autor. E claro, aproveite para fazer a leitura de uma de suas obras!

 

Tapete de livros

Reúna diversos livros em cima de um tapete ou uma colcha no chão e use almofadas para criar um ambiente mais aconchegante. Separe um tempo do dia para os pequenos escolherem um livro do tapete e aproveitarem a leitura ali.

 

Marca-página divertido

Que tal colocar a mão na massa e soltar a criatividade? A ideia é escolher um marca-página divertido para a criança confeccionar e decorar. Crie do zero e use o que tem em casa. Pode ser com desenho de animais ou personagens que preferir. Veja algumas inspirações:

 

Escutar um livro

Aproveite para promover uma experiência nova: escutar um audiolivro juntos enquanto acompanham a história no livro físico. Isso ajuda principalmente as crianças com dificuldade de leitura, através da associação das linguagens oral e escrita. Os pequenos vão ficar bem mais atentos e compreender com mais facilidade a história, mesmo que ainda estejam aprendendo a ler.

 

Carta para o autor

Depois de lerem e conversarem sobre um livro, proponha aos pequenos que escrevam uma carta ao autor. Eles podem contar o que mais gostaram da história, o que não cutiram, qual personagem foi o seu preferido, e até fazer perguntas sobre curiosidades que tenham surgido durante a leitura. Se for possível, vale a pena encontrar o endereço de sua caixa postal para enviar as cartinhas de verdade (depois da quarentena, claro). Será uma experiência única!

 

Grave vídeo da apresentação!

Com base na leitura de um livro, cada grupo pode preparar poesias, esquetes de teatro ou até apresentações musicais inspiradas na história. Ensaie, grave um vídeo da apresentação e depois é só enviar para a família e amigos. Assim todos assistem, se divertem e podem comentar o que acharam. Se quiser também pode postar o vídeo da apresentação em sua rede social, assim outras pessoas podem interagir.

 

Mês do Livro

Mas afinal por que abril é considerado o “Mês do Livro”? É porque são comemoradas oficialmente três datas ao longo desse período. São elas: dia 2 é o Dia Internacional do Livro Infantil, já dia 18 é o Dia Nacional do Livro Infantil e, por fim, dia 23 é celebrado o Dia Mundial do Livro. Legal, né? O que não faltam são motivos para festejar, colocar a leitura em dia e se divertir!

E você, conhece outra curiosidade sobre o Mês do Livro ou tem uma dica de brincadeira para fazer? Conta pra gente através do e-mail redacao@appsvc-siteappai.azurewebsites.net ou poste uma foto/vídeo em sua rede social, usando a hashtag #souappai.


Por Jéssica Almeida

Fonte: Dentro da História.

Leia também:

Diversão e aprendizagem para as crianças durante a quarentena
A leitura fora da caixa – Sobre a importância da literatura infantil
Aprendendo a ler. Quando se deve aprender a ler e a escrever?

 


Podemos ajudar?