Uma caminhada rumo ao conhecimento


Espaço de Desenvolvimento Infantil promove aprendizagem em atividade além dos muros

Você já parou pra pensar que no dia a dia passamos por certos lugares mas não sabemos de fato o que são e o que fazem? Com o intuito de promover uma descoberta nos arredores do Espaço de Desenvolvimento Infantil Senhor João Gomes, os alunos puderam desbravar a região numa Caminhada do Conhecimento.

O objetivo foi oportunizar às crianças e às suas famílias a participação em uma atividade que propiciasse a conscientização sobre o fato de que todos somos responsáveis pela preservação do espaço em que vivemos e que as grandes mudanças fazem parte de um processo, cujo início se dá a partir de pequenas, mas valiosas ações. Assim, junto aos pequenos e seus familiares, foi proposto o reconhecimento da Vila Aliança, como um lugar de convivência e descoberta dos espaços culturais existentes no bairro, como a Nave do Conhecimento.

Durante a caminhada, foi apresentado à comunidade o trabalho desenvolvido no EDI, a partir de faixas e cartazes alusivos ao Projeto Pedagógico Anual, chamado de “Um plano para salvar o Mundinho: Reduzir – Reutilizar – Reciclar. Pequenas ações, grandes mudanças!” e do subprojeto: O Mundinho começa no lugar em que você está!, realizado junto a outras instituições do bairro e com os responsáveis das crianças matriculadas na unidade escolar.

Neste projeto, a área do conhecimento mais explorada foi “Ciências Sociais e Naturais”, porém outras foram articuladas de forma integrada, buscando uma aprendizagem mais ampla e significativa para as crianças, como Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Corpo e Movimento, Música e Artes Visuais.

Neste ano, foram atendidas crianças no Berçário, Maternal 1 e 2, Pré-Escola Grupo 1/2, e todos os grupamentos, com suas respectivas turmas, foram envolvidos nesse projeto, participando ativamente de todo processo para organização e realização da Caminhada.

Cada equipe de educadores apresentou a proposta para as crianças e responsáveis da sua turma, através de rodas de conversa, reuniões e outras atividades que os incentivaram a participar, incluindo faixas e cartazes confeccionados com a ajuda dos pequenos. A atividade foi uma das várias ações promovidas durante o desenvolvimento do subprojeto.

O ponto de encontro para todos os participantes foi a instituição. Após a concentração e o aquecimento realizado pelo Professor de Educação Física Maricélio Silva Melo, do Projeto Academia Carioca e da Clínica da Família Maria José de Souza Barboza da Vila Aliança, foi iniciada a caminhada pelas ruas do bairro até a Nave do Conhecimento, localizada na Estrada do Taquaral. A visita à escola-modelo proporcionou a todo o grupo uma viagem pelas áreas de conhecimento através da realização de várias atividades. Uma delas foi o plantio de diversas mudas no jardim da Nave feito pela Secretaria de Meio Ambiente, conscientizando as crianças sobre a importância da biodiversidade e o cuidado com a natureza. Outras atividades foram as oficinas para produção de velas com óleo reaproveitado; confecção de brinquedos com materiais recicláveis; palestra da engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), Eremita Santos (apresentando o plano de reflorestamento da região de Vila Aliança), e a visualização do mapa de reflorestamento da região e o seu impacto causado no ecossistema local, além do acesso à tecnologia existente na Nave.

Todavia, a caminhada propiciou uma grande ação ambiental, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, através da Nave da Vila Aliança, com a Seconserma, com a Secretaria de Saúde, através do grupo de caminhada da Terceira Idade “Coração Saudável”, e com a Secretaria de Educação, através do EDISJG, mobilizando quase 200 pessoas entre crianças, mães, pais, idosos, docentes, além de moradores da região.

Para Renata Herculano de Freitas, Mãe do Paulo Lehonardo, do maternal 1, o projeto foi especial porque integrou a comunidade. “Amei cada segundo. Agradeço a Deus, primeiramente, por ter sido possível proporcionar esse momento maravilhoso para o meu filho e para minha neta, que mesmo não sendo dessa creche pôde participar”, relata.

Já para Sheila Souza, Diretora do EDI, a caminhada foi mais um marco da instituição. “São quase 4 anos de história, construindo um caminhar, cujo referencial são as relações interpessoais estabelecidas e consolidadas a cada evento realizado. Nossa equipe tem amadurecido e se desenvolvido a cada ano por pessoas que acrescentam, cada qual com o seu fazer e criatividade. Valeu o esforço e a coragem que nós, equipe do EDISJG, tivemos de arriscar e ir além dos muros”, enaltece.

– – – – – – – –

O projeto Naves do Conhecimento visa a democratização do acesso à informação e ao conhecimento de novas formas de aprendizagem em ambientes

colaborativos e criativos promovendo a mediação da informação qualificada e o desenvolvimento de competências necessárias a todos na sociedade do terceiro milênio.

Os vários núcleos estão localizados em nove regiões das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro (Santa Cruz, Vila Aliança, Padre Miguel, Irajá, Penha, Madureira, Nova Brasília, Triagem e Engenho de Dentro).

Saiba mais em:

www.navedoconhecimento.rio


Espaço de Desenvolvimento Infantil Senhor João Gomes

Rua do Desenhista, s/nº – Bangu – Rio de Janeiro/RJ

CEP: 21842-030

Tel.: 3336-5672

E-mail: edisgomes@rioeduca.net

Fotos cedidas pela escola


Deixar comentário

Podemos ajudar?