I Semana da Língua Portuguesa – Os Caminhos da Língua Portuguesa no Mundo


I Semana da Língua Portuguesa da Appai: confira a programação

A Educação Continuada Presencial realiza a I Semana da Língua Portuguesa, que acontece entre os dias 25 e 28 de setembro, na sede da Appai. Serão quatro dias de intenso aprendizado, qualificação profissional e uma oportunidade única de se diferenciar no mercado de trabalho.

A Semana está repleta de atividades relacionadas à língua portuguesa e vai abordar desde aspectos da origem da língua, sua difusão pelo mundo, abrangência, suas diferenças e similaridades entre os povos que falam nosso idioma, até sua atual usabilidade nas redes sociais.

Uma grande oportunidade de refletir e debater sobre essa questão tão importante para a educação e a cultura no país, por meio do olhar de grandes nomes nacionais e internacionais.

Para isso, estão programadas diversas atividades, como painéis de debates, palestras e o quadro “Altos Papos”, que receberá o membro da Academia Brasileira de Letras, o respeitável professor Evanildo Bechara. O “Altos Papos” também será transmitido Ao Vivo em nosso Facebook para as pessoas que não puderem comparecer.

Os Caminhos da Língua Portuguesa no Mundo

O português é a 5ª língua mais falada no mundo. É instituída como idioma oficial no Brasil e em outros 8 países, com culturas e histórias diferentes. Ela influenciou mas também foi influenciada por várias outras línguas.

Nesses quatro dias de evento, a diversidade da língua portuguesa será abordada em seus vários aspectos, promovendo integração e pluralidade entre a história desses países que falam português. Uma questão de extrema importância, em especial para você, Profissional de Educação.

Você pode se inscrever para uma ou mais atividades, mas, para cada uma, é necessária uma inscrição individual no Portal do Associado. Para cada evento em que se tenha comparecido, haverá a emissão de um certificado.

Inscreva-se agora na I Semana da Língua Portuguesa.

 

Confira a programação da I Semana da Língua Portuguesa

Dia 25/09 – Abertura

Painel: Os Caminhos da Língua Portuguesa no Mundo

Horário: das 9 às 12h

Composição da mesa:

Ricardo Cavaliere

Doutor e Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; professor associado da Universidade Federal Fluminense, membro da Academia Brasileira de Filologia; membro do Conselho Editorial da Editora Lexikon, da Editora Lucerna, das revistas Todas as Letras e Verbum; diretor da Revista Confluência; conselheiro do Real Gabinete Português de Leitura e do Liceu Literário Português. É membro de associações nacionais e internacionais em sua área de investigação, entre elas a Société de Linguistique Romane e a Henry Sweet Society for the History of Linguistic ideas.

Ricardo Cavaliere estará na I Semana da Língua Portuguesa da Appai

Xoán Lagares

Doutor em Linguística, pesquisador de Literatura no âmbito do galego-português pela Universidade da Coruña; mestre em Filologia Hispânica e Galego-português pela Universidade da Coruña; atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador em Linguística, com ênfase em Linguística Histórica e Linguística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: idioma galego-português, história social e cultural da língua e política linguística.

Xoán Lagares estará na I Semana da Língua Portuguesa da Appai

Fátima Moniz

Mestre em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes; funcionária do Ministério das Relações Exteriores de Angola, no Consulado Geral de Angola, no Rio de Janeiro; professora do Instituto de Relações Internacionais (Mirex), Consultora de História de Angola e da África.

Fátima Moniz estará na I Semana da Língua Portuguesa da Appai

Moderador: Sandro Gomes

Graduado em Português/Literatura e mestre em Literatura Brasileira, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; colaborador nas revistas Appai Educar e Primeiro Capítulo; autor dos livros “Os santos mais populares do Brasil” e “Cultura brasileira na rede”; colunista do Blog da Appai, professor e redator.

Sandro Gomes estará na I Semana da Língua Portuguesa da Appai

Dia 26/09

Palestra: Do Papel às Telas: como encher nossos textos de elogios e curtidas

Horário: das 8h30 às 12h30

Palestrante: Thiago Ribeiro

Doutor em Letras pela Puc-Rio; especialista em Mediação Pedagógica em Ensino a Distância pela Puc-Rio; professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), onde atua no curso de graduação em Pedagogia Bilíngue (Português-Libras) como docente nas disciplinas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Língua Portuguesa.

Dia 27/09

Palestra: A Nova Ortografia da Língua Portuguesa

Horário: das 8 às 12h

Palestra: Do Popular ao Formal: as muitas normas de nosso dia a dia! É crucial sabê-las?

Horário: das 13 às 17h

Palestrante: Fernanda Lessa

Doutoranda em Estudos da Linguagem, pela UFF; mestre em Letras, pela UFRRJ; especialista em Linguística de Texto, pela UFRJ; possui formação em Língua Portuguesa e Literatura; atua como docente em Língua Portuguesa em escolas estaduais e municipais do Rio de Janeiro, ministra cursos de português e redação, na formação e aprimoramento de professores e preparatórios para o magistério.

Dia 28/09

Altos Papos com Evanildo Bechara

Horário: das 9 às 11h

Professor Evanildo Bechara

Doutor em Letras pela UEG (atual Uerj), em 1964, onde foi professor de Filologia Românica, além de lecionar Língua Portuguesa no Instituto de Letras da UFF e também em várias universidades do Brasil e do exterior. Professor Emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e da Universidade Federal Fluminense (1998).

Autor de inúmeros livros, entre os quais a Moderna Gramática Portuguesa, amplamente utilizada em escolas e meios acadêmicos, levantou o corpus lexical do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, sob a direção-geral de Antônio Houaiss.

Membro titular da Academia Brasileira de Filologia, da Sociedade Brasileira de Romanistas, do Círculo Linguístico do Rio de Janeiro, sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, além de ocupar a cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras, desde 2001. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra (2000).

Professor Evanildo Bechara estará na I Semana da Língua Portuguesa da Appai


Serviço

I Semana da Língua Portuguesa

Rua Senador Dantas, 117 – sala 218
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20031-911

Inscreva-se agora na I Semana da Língua Portuguesa.


 


Deixar comentário

Podemos ajudar?