Dia Nacional dos Profissionais da Educação, vamos comemorar!


Hoje, 6 de agosto, comemora-se o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, e por isso resolvemos homenageá-los com este texto. Mas antes queremos esclarecer por que esta data foi estabelecida.

Sim, o Dia do Professor já existe, porém, no Dia dos Profissionais da Educação, são homenageados também todos os funcionários que atuam nas escolas, incluindo aqueles habilitados na categoria de profissionais da educação escolar básica, com formação em nível médio, juntamente com os professores e pedagogos.

Em 2014, foi promulgada a Lei Federal nº 13.054, que reconhece os profissionais da Educação, incluindo professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na Educação Infantil e nos ensinos Fundamental e Médio; trabalhadores em educação com diploma de pedagogia, habilitados em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como aqueles com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas; além de trabalhadores em educação, com diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

Com a lei em vigor, em torno de um milhão de trabalhadores, atuando dentro das escolas de ensino básico de todos os municípios brasileiros, passaram a ter reconhecimento e valorização. Uma grande conquista!

Na promulgação da mesma lei, ficou também acordado que a formação dos profissionais da educação, para atender às especificidades do exercício de suas atividades, contemplando, também, os objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos: “a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho; a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço; o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades”. Dessa forma, os requisitos que aliam “o pensar e o fazer”, necessários à prática qualitativa do profissional da educação, foram contemplados.

 

A nossa homenagem

Se você atua na educação básica, que contempla a Educação Infantil e os ensinos Fundamental e Médio, merece as nossas homenagens!

O termo “educar” tem origem no latim e deriva da palavra EDUCERE, que quer dizer “desenvolver, tirar de dentro, conduzir para fora”. Em outras palavras, significa orientar para a vida.

Cada um dos profissionais que atuam na educação básica tem nas mãos uma potente possibilidade que não se restringe apenas a orientar pessoas para o desenvolvimento social, econômico e cultural de um país, mas sobretudo para o crescimento pessoal. Há uma riqueza incontável em poder estimular o outro a descobrir seus potenciais, a transpor obstáculos e a buscar a plena realização.

Nunca conheci uma classe de trabalhadores que se dedicasse de corpo e alma ao seu ofício como os Profissionais da Educação, mesmo diante de todas as dificuldades que essa área enfrenta!

Como participante dessa categoria, eu desejo dias melhores, tanto no nível das políticas públicas como na valorização por meio de retorno pecuniário. E deixo aqui o meu abraço a cada um dos que se dedicam a essa nobre área, certa de que nada é em vão, e que os frutos do EDUCAR são colhidos quando vemos os alunos vivendo de maneira significativa e realizada, em qualquer que seja o contexto.


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


Deixar comentário

Podemos ajudar?