Dezembro Verde é nosso!

A campanha criada no Ceará é uma forma de conscientizar as pessoas sobre o abandono e maus-tratos aos animais


Sim, em meio a tantas iniciativas mundiais que tentam a cada mês chamar a atenção para um problema global, uma é 100% “made in brazil”. O dezembro verde foi criado por Alex Paiva, de Sobral, no Ceará, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o abandono de cães e gatos.

cachorro preso

No mundo, as ações em prol dos animais ganharam força nas décadas de 60 e 70 com a criação de ONGs como a WWF e o Greenpeace. Porém, seus focos prioritários eram as ações criminosas e a proteção a espécies em extinção.

A defesa dos direitos animais ganhou projeção também nesta época, através do ícone Brigitte Bardot. Aliás, também é da França que vem uma das entidades mais respeitadas na área, a Fundação “30 Millions d’Amis” (30 Milhões de Amigos).

mulher acariciando cachorro

A Appai pede a sua licença nessa data para ampliar a discussão. Quando se fala em proteção animal, é preciso também levar em conta muitos outros pontos sensíveis, como a poluição dos rios e mares e o descarte de plástico. Afinal, a solução para que todos esses horrores tenham fim passa por um item em comum: a educação como ponto de partida para mudar o cenário.

“Apoiar essas organizações é investir na vida, compreendendo que o planeta é para todos os seres vivos, e que todos os animais têm direito de crescer protegidos e com liberdade no seu habitat. É acreditar que crianças podem ser ensinadas e serão pessoas que vão cuidar do meio ambiente e replicar as boas práticas aprendidas”, enaltece Márcia Marinho, assistente social do PPAS.

 

Appai é o bicho!

A Appai, através do PPAS, está trabalhando em uma nova ação para ajudar a causa animal e proteger o meio ambiente. Uma das novidades é a arrecadação de tampas plásticas, em parceria com a ONG Rio Ecopets.

O projeto tem como finalidade juntar tampinhas plásticas, podendo ser de garrafa pet, produtos de limpeza, requeijão, maionese, xampu, remédios, creme dental etc., e entregar à instituição. As tampas serão vendidas às recicladoras, e a verba arrecadada será toda destinada à proteção e ao cuidado com os animais.

mulher brincando com cachorro.

Para ajudar é muito fácil. Basta juntar todas as que normalmente você jogaria fora e levar ao nosso atendimento presencial. Caso compareça a alguma das nossas corridas, também pode entregar à equipe do PPAS lá.

Além dessa, outras ações, como visitas a feiras de doações e encontros com instituições de proteção, também já estão em andamento.

Abrace essa causa!

 

Plástico nos oceanos

Segundo relatório da WWF, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás dos Estados Unidos, China e Índia. O país também é um dos que menos recicla este tipo de lixo, com apenas 1,2%.

Sem a destinação adequada, boa parte dos resíduos plásticos acaba nos oceanos. De todo o lixo encontrado no litoral brasileiro, a maior parte é plástico. Ainda de acordo com informações da entidade, o verão de 2018/2019 foi o recordista de animais mortos na costa brasileira e boa parte dos grandes mamíferos tinham plástico em seus estômagos.

A Appai também faz a sua parte e há muito tempo não usa mais copos plásticos em seu dia a dia. A ação de incentivo ao uso de canecas também se estendeu aos associados, que constantemente são brindados com este presente.

 

Roteiro do Benefício Passeio Cultural pode te ajudar a entender melhor

AquaRio, um dos roteiros mais elogiados pelos associados, é uma grande aula de conscientização e pode ajudar você, sua família e seus alunos a entenderem a proporção do problema da poluição dos oceanos e seus impactos no mundo.

Consulte as datas disponíveis e faça sua inscrição.

exposição que mostra  2020 terá mais plástico que peixes.

 

Sobre a campanha Dezembro Verde

A Campanha “Dezembro Verde” nasceu no Ceará e se espalhou para várias cidades do Brasil, com a intenção de conscientizar sobre o abandono de animais e combater esse triste cenário.

Em época de fim de ano e férias, como agora, esse problema aumenta ainda mais. Isso porque algumas pessoas compram um animal para presentear um membro da família, que nem sempre aceita bem o presente ou resolve viajar, abandonando os animais nas ruas ou em hotéis e abrigos pets.

Podem ser considerados maus-tratos não somente bater ou ferir o animal, mas também procedimentos como deixá-lo em lugares precários de higiene, obrigá-lo a trabalhos excessivos ou superiores às suas forças, além do abandono.

Um sinal de que todas essas ações surtem sim um efeito na coletividade é a atual moda de adotar animais de rua.

 

Se você gostou desta matéria, leia também:

Plástico: vilão ou mocinho? A poluição do plástico no meio ambiente.

O que você precisa saber sobre o plástico

Destampe e DOE solidariedade

Vamos pensar sobre o futuro?

Mais plástico do que peixes nos oceanos? O AquaRio te explica!


Por Bianca Martins e Luiza Morato


Podemos ajudar?