O que você precisa saber sobre o plástico

Você consegue pensar na sua rotina atual sem o uso de plásticos? Celular, escova de dentes, partes do carro, peças do computador, utensílios de cozinha, brinquedos de criança… tudo tem plástico e não é por acaso.

Ao longo das últimas décadas, o material entrou com peso em diversos ramos industriais (construção civil, eletrônica, embalagens, móveis etc.), substituindo metal, vidro, cerâmica, madeira e papel devido a algumas vantagens, como facilidade de transporte e de processamento, o menor consumo de energia e a grande durabilidade.

Além disso, o plástico reduz o consumo de combustível no transporte e mantém os alimentos frescos por mais tempo, reduzindo o desperdício. Apesar desses benefícios, trata-se de um material que pode causar grandes impactos ambientais se consumido em excesso e se for descartado de modo incorreto.


O que o mau uso do plástico pode gerar

Embora quase todos os plásticos utilizados para as embalagens sejam mecanicamente recicláveis, é comum a banalização de seu uso e o descarte inadequado, o que gera enormes impactos ambientais, desde o seu acúmulo em locais indevidos nas cidades à contaminação de rios e mares.


Projeto Plástico Vale Ouro

Desenvolvido em parceria com a Plastic Soup Foundation, WWF-Holanda e outros parceiros locais, o projeto nasceu com a ambição de reduzir a chegada de plástico na Baía de Guanabara promovendo desenvolvimento social para comunidades locais.

Em 2015 o WWF-Brasil e os parceiros do projeto promoveram um evento chamado designer’s day (Dia do Design), cujo desafio era criar “Soluções de Limpeza para a Baía de Guanabara” a partir de produtos de viabilidade econômica, técnica e social. Um dos participantes em destaque neste desafio foi a Matéria Brasil com o projeto da Remolda, uma unidade recicladora móvel, idealizada a partir do projeto PreciousPlastic.com.

Objetivo
• aumentar a conscientização sobre o plástico
• evitar a dispersão do plástico
• empoderar as comunidades por meio do plástico
• agregar valor ao plástico

Projeto da Remolda 

Futuro

A Remolda vai ficar no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, onde os produtos serão fabricados e vendidos, com a verba revertida para a comunidade dos Guararapes.


O projeto da máquina é aberto e livre de patentes, de forma que qualquer um pode ter acesso para melhorar ou replicar!

Fontes: WWF-Brasil e Ecycle

Imagens: WWF-Brasil

Deixar comentário

Podemos ajudar?