AINDA DA TEMPO DE PARTICIPAR!! Concurso Cultural: Saúde 10 e Projeto Ouse Mudar ajudam você a se cuidar durante a pandemia

Veja como ganhar o seu planner de vida saudável


Desde que entramos de quarentena o Programa Saúde 10 tem dobrado seus esforços para deixar você informado sobre todos os cuidados necessários para manter-se saudável neste período. Foram muitos blogs e podcasts com dicas importantes das nossas especialistas.

Mas, se ainda assim você está com dificuldades, este concurso cultural vai te dar a forcinha que faltava.

Confira o regulamento aqui.

 

Como participar

Durante os dias 13 e 22 de maio, estarão disponíveis na página do Saúde 10 vários podcasts sobre a importância do planejamento de rotina para a saúde. Em um deles haverá uma pergunta chave. Basta ouvir e responder aqui neste post. As 20 (vinte) melhores respostas serão presenteadas com um planner desenvolvido pela nossa associada Lidiane Menezes.

 

Escute agora os podcasts e responda a pergunta nos comentários deste blog

 

Qual a importância do planner na sua rotina?

A pandemia do novo coronavírus transformou o cotidiano da população global. Com as recomendações de isolamento social por parte das autoridades sanitárias a fim de conter a disseminação da Covid-19, as pessoas têm sido forçadas a reestruturar suas práticas profissionais e pessoais. Neste cenário de contaminação viral, o cuidado com a alimentação é fundamental para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico e, consequentemente, estar menos suscetível a apresentar os sintomas da doença.

Embora uma alimentação saudável seja o mais recomendado no atual cenário, a pressão a que estamos submetidos, seja pelo medo de contrair a doença, de ver entes queridos adoecerem ou pela “obrigação” de ficar em casa, leva a um consumo maior de confort food, expressão que pode ser traduzida como “comida de conforto”. A tendência é usar a alimentação como escape dessa pressão tão grande e, neste caso, os pratos preferidos são os de calorias vazias, como chamamos os alimentos que possuem uma quantidade muito grande de calorias por porção e praticamente nada de vitaminas, minerais e fibras.

Por isso, não adianta somente conhecer os alimentos que fazem bem ou mal à saúde, é preciso também aprender a construir os hábitos alimentares através de mudanças comportamentais, explica Juliana Ferro, nutricionista do Programa Saúde 10.

A obrigação de ter que ficar em casa, as mudanças na rotina anterior, a falta do contato mais próximo com os outros tornam-se para algumas pessoas fatores muito altos de estresse. Pois a estrutura de personalidade de cada um influencia no modo como se irá lidar com a pressão cotidiana. Pessoas que não têm muita tolerância acabam precisando da ajuda da comida, por isso se faz importante refletir sobre os fatores emocionais, psicológicos e comportamentais implicados nessa dinâmica decorrente de alterações bioquímicas e metabólicas, ressalta Ieda Herculano, Psicóloga do Programa Saúde 10.

 

Escute agora os podcasts e responda a pergunta nos comentários deste blog

 

Pratique o “mindful eating”

Segundo a nutricionista Juliana Ferro, do Programa Saúde 10, o “mindful eating”, que significa comer com atenção plena, ou simplesmente alimentação consciente, é baseado em alguns princípios que visam elevar o grau de consciência que cerca a experiência dos alimentos.

A prática do “mindful eating” leva o indivíduo a um ganho de consciência de como pode fazer opções para melhorar a saúde e o bem-estar, mas sem julgamento de certo e errado, usando todos os seus sentidos na escolha do que comer, de modo a ser algo gratificante e nutritivo.

Embora a alimentação não dê conta sozinha de manter uma boa imunidade, ela desempenha um papel fundamental nesse processo. Mas é importante ressaltar que não existem alimentos milagrosos. O contexto geral de uma alimentação equilibrada, variada e, portanto, saudável é o que favorecerá o aumento ou manutenção da boa imunidade.

Nesse contexto, não há recomendações de alimentos específicos, mas de grupos alimentares que são ricos em vitaminas, minerais, fibras e vários compostos bioativos, que são substâncias que ajudam a prevenir doenças. Nesses grupos estão as frutas, os legumes, as verduras, os feijões, entre outros. É importante ressaltar que, quanto mais alimentos naturais consumirmos, melhor será nossa saúde. Portanto, comer produtos que foram cultivados e não fabricados seria uma boa prática.

 

Escute agora os podcasts e responda a pergunta nos comentários deste blog

 

Exercícios físicos também precisam entrar no seu planejamento

Outra vantagem de usar um planner é criar um compromisso com você mesmo de inserir atividades físicas na rotina de casa. No portal do associado você encontra diversas aulas de Dança e Caminhadas e Corridas que podem ajudar você neste processo.

O parceiro Gympass também está disponibilizando aplicativos grátis e aulas ao vivo que eliminam de vez as suas justificativas para não se exercitar.

 

Prazo para participar

O Concurso Cultural vai de 13 a 22/05, e o resultado sairá aqui no site da Appai, até o dia 1º de junho de 2020.

Escute agora os podcasts e responda a pergunta nos comentários deste blog

 

Boa sorte!!

Leia Também

Casal de associados vira inspiração nacional e grava para a Rede Globo
Inspiração: casal emagrece 60 kg juntos


 


Deixar comentário

Podemos ajudar?