Começa em alto nível a I Semana da Língua Portuguesa da Appai


I Semana da Língua Portuguesa Appai

A abertura da Semana da Língua Portuguesa da Appai, ocorrida nesta terça-feira (25/9), no auditório da Appai, deixou claro o compromisso da Associação com a formação, otimização e capacitação dos professores. Durante o painel formado por catedráticos no estudo da língua portuguesa, em contextos diferentes, a questão girou em torno dos caminhos que o nosso idioma tem trilhado – inclusive do ponto de vista da educação –, e como essa trajetória tem se fortalecido através das muitas latitudes em que ele é praticado.

Para Xoán Lagares, doutor em Linguística, pesquisador de literatura no âmbito do galego-português pela Universidade da Coruña, e que foi um dos que compuseram a mesa de debates, a língua caminha muito em breve para se tornar uma das principais do planeta. “É importante essa internacionalização por conta de ações mercadológicas em nível mundial. Isso certamente vai permitir que avancemos em nossas relações internacionais”, explica o professor da UFF, espanhol que vive no Brasil há 18 anos.

Já para a professora Fátima Moniz, mestre em Ciências Políticas e Relações Internacionais e funcionária do Ministério das Relações Exteriores de Angola, no Rio de Janeiro, a grande preocupação com a língua começa na alfabetização. “Em Angola são mais de 20 línguas nacionais, mas o cidadão só é reconhecido pela oficial: o português. Na escola existe um grande problema, a utilização de livros e dicionários oriundos de Portugal e do Brasil, o que faz com que os alunos se confundam muito na hora de estudar gramática. Fora que as telenovelas brasileiras, que são um grande sucesso no país, trazem um vocabulário distinto do praticado oficialmente, que é mais próximo do falar de Portugal. Isso faz com que os estudantes fiquem com intensas dúvidas”, revela a Mestre.

 

Sandro Gomes, mestre em Literatura Brasileira e colaborador da Revista Appai Educar, que atuou como moderador do evento, lembrou uma pesquisa divulgada pela ONU, na qual se estima que algo em torno de 500 milhões de pessoas deverão falar o português até o fim do século.

De acordo com outro integrante da mesa, o professor Ricardo Cavaliere, conselheiro do Real Gabinete Português de Leitura e do Liceu Literário Português, o idioma ainda não conseguiu ser estabelecido como uma das línguas oficiais na ONU, entre outras coisas, porque há certo desencontro em uniformizar o seu uso entre todos os países que o têm como oficial, apesar de o Acordo Ortográfico ter entrado em vigor em 2008.

Questões à parte, o número de falantes da língua portuguesa é um dos mais animadores para o sucesso futuro do idioma: cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo a utilizam apesar de nem sempre como primeiro idioma. Além do Brasil e Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, na África, e Timor-Leste, no sudeste da Ásia, também falam o português e o têm como língua oficial.

O que vem por aí

Lembramos que as inscrições para a I Semana da Língua Portuguesa ainda continuam abertas. Para saber o que vai rolar no decorrer dos próximos dias, acesse a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Para fechar com chave de ouro essa primeira iniciativa da Appai em prestigiar a língua portuguesa, no dia 28 de setembro vamos receber nada mais nada menos que uma das maiores autoridades mundiais quando o assunto é o idioma: o catedrático professor Evanildo Bechara.

 

Altos Papos com Evanildo Bechara na Academia Brasileira de Letras

A presença do grande mestre vai acontecer dentro do Altos Papos, quando será possível que os participantes tenham um contato mais direto com o ilustre convidado, através de perguntas e participação. Você também vai poder assistir e deixar seus comentários através das mídias sociais, já que este painel será transmitido ao vivo em nossa página no Facebook.

E para conferir um brilho ainda maior ao evento, o Altos Papos vai ter como cenário uma das mais prestigiadas instituições dedicadas à cultura e ao conhecimento no país, a Academia Brasileira de Letras, da qual Bechara é um dos membros mais ilustres.


Quer participar desse Altos Papos na ABL?

Inscreva-se que ainda dá tempo!

E não esqueça que no mês do professor a gente tem outro evento marcado. O Encontro de Educação Appai • Inovações que Transformam a Aprendizagem será realizado no próximo dia 20 de outubro no Hotel Prodigy (anexo ao Aeroporto Santos Dumont). Fique ligado em nosso site, pois em breve serão abertas as inscrições!


Por Richard Günter


Deixar comentário

Podemos ajudar?