Você é saudável?


No Dia Mundial da Saúde, te pergunto. Você é saudável? Se a resposta é sim, sob argumento de que não sofre com nenhuma enfermidade, sinto muito informar que você errou. Segundo os conceitos científicos, trata-se de “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.

Portanto, para se obter essa condição alguns fatores são fundamentais como forma de garantir essa qualidade de vida. São eles: alimentação saudável que supra os nutrientes e a prática de exercícios físicos, dois expoentes em que a Appai (Associação Beneficente de Professores do RJ) tornou-se referencial nacional.

Infelizmente a carência alimentar ainda é uma realidade no Brasil. E o leite pode ser um forte aliado para ajudar a reverter esse quadro. Nesse quesito a Appai se consolidou como a maior doadora de leite do país.

 

A matemática das arrecadações:

A Appai se fundamenta em um leque de benefícios disponíveis aos seus associados. Um deles é o “Caminhadas e Corridas”, que levou a associação de professores a ser conhecida como a “Gigante das Corridas”. A cada prova que participa, reforça seus estoques com as doações dos associados.

https://www.appai.org.br//lazer/caminhadas-corridas/

 

Appai bate seu próprio recorde em março

No balanço de 2017 foram 74.786 latas repassadas a 96 instituições beneficiando 72 mil pessoas. Tudo indica que em 2018 essa marca seja rapidamente superada. Já são 15.700, sendo que o mês de março bateu seu próprio recorde, com 8.466 obtidas em três provas:Liga da Justiça”, “Rio Antigo” e a “Corrida da Mulher. Somente nesta última, que fechou o calendário de março da Gigante das Corridas, foram 2.166 latas.

 

Dançar para doar

Fora isso, a Associação de Professores já iniciou a abertura de inscrições para o 32º Grande Baile Appai, que faz parte do Benefício Dança. O ingresso também é revertido em latas, o que deve engrossar em mais 4 mil embalagens de leite.

https://www.appai.org.br//lazer/beneficio-danca-de-salao/

 

Importância nutricional do leite

A carência alimentar pode ser mais sentida na infância e na terceira idade. Isso sem contar com períodos de tratamento ou recuperação de algum mal. E o leite pode ser um grande aliado nessas fases, conforme explica a nutricionista da Appai, Viviane Albuquerque:

“As proteínas e as vitaminas A, C e D contidas no leite auxiliam na construção dos tecidos, ossos, dentes, cicatrização, protegem os olhos, fornecem energia e fortalecem os ossos – prevenindo a osteoporose – e ainda melhoram o sistema imunológico”.

Baseado nessas indicações, o Programa de Projetos e Ações Sociais – PPAS da Appai possui parceria para doações em instituições que privilegiam essas condições humanas, como: Instituto Nacional do Câncer (Inca), Centro Social Caminhos do Bem, Hospitais Gaffrée e Guinle, Universitário Pedro Ernesto e Nossa Senhora do Loreto, Voluntários da Saúde, Creche Comunitária de Acari, ONG Alfa e Ação da Cidadania, entre outros.

https://www.appai.org.br//programas-projetos/ppas/

 

Mente sã em corpo são

E como marca desse 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, é preciso unir alimentação saudável com exercício físico, pilares defendidos pela Appai em seus principais projetos. Afinal, são fundamentais para obtenção da saúde:

“Não basta apenas consumir a quantidade indicada, é preciso criar condições adequadas para que esse mineral possa ser incorporado ao organismo. A exposição à atividade física é essencial e estimula a absorção” – revela a nutricionista da Appai, Viviane Albuquerque.

 


Por Luiz André Ferreira, Jornalista/professor, apresentador da Rádio Appai e Mestre em Projetos Socioambientais e Bens Culturais.


Deixar comentário

Podemos ajudar?