Vai que é tua professor! A Copa do Mundo em sala de aula


Há um rico e grande campo a ser explorado quando o assunto são as diferentes estratégias e encaminhamentos possíveis para fazer entrar em cena a criatividade do professor brasileiro. E, para lhe dar aquela força, no texto de hoje reunimos mais um conjunto de temas e recursos voltados para a Copa do Mundo de 2018, de forma a inspirá-lo na orientação dos caminhos para a aprendizagem com diversificação e ludicidade. Confira:

Tema

Tipo de Recurso / Breve comentário sobre o recurso

Cultura/Artes VÍDEO

Uma professora conta a lenda da Matrioska, uma boneca tradicional russa caracterizada por uma série de bonecas idênticas, de tamanhos variados, que encaixam umas dentro das outras. As bonecas simbolizam a maternidade e a fertilidade, e são elementos de uma lenda clássica que faz parte da história da Rússia.

Geografia INFOGRÁFICO

Apresenta o mapa-múndi com os 32 países e as 6 confederações que conseguiram garantir sua vaga e estão participando da Copa do Mundo de 2018.

Língua Portuguesa e Ética PLANO DE AULA

Por meio do portal do professor, indicamos o acesso ao plano de aula completo elaborado por Luciana Soares Muniz. O plano oferece sugestões de encaminhamentos pedagógicos com diferentes links para músicas, infográficos e games envolvendo a Copa do Mundo e o Futebol.

História das Copas do Mundo GAME

No jogo, o aluno responde aos quizzes e, se acertar um número médio, é aberto um hyperlink para o campo de futebol, em que vai cobrar pênaltis, direcionando a bola até o gol.

Matemática e Cultura VÍDEO

Explorando a noção de quantidade, essa atividade traz o jogo de boliche aliado às Matrioskas, um dos símbolos da Rússia, país-sede desta copa. Ideal para a Educação Infantil.

Matemática, História, Geografia, Educação Física e Copa do Mundo BLOG

Esse texto do blog SAE digital traz diversas opções de atividades relacionadas à Copa para serem desenvolvidas em sala de aula.

Artes VÍDEO TUTORIAL

Tutorial que ensina passo a passo como fazer uma Matrioska com copos descartáveis. Aí vai uma inspiração para você, professor, que vai trabalhar os costumes da cultura russa no projeto Copa 2018. Solte a sua criatividade!

Geografia:

Mapas, grupos dos países da Copa do Mundo.

SITE

O site suporte geográfico traz caça-palavras, atividades com mapas, bandeiras, logos, mascote. São muitas atividades que se abrem a cada link acessado, numa riqueza de possibilidades de aplicação com o tema Copa do Mundo de 2018.

Curiosidades sobre as Copas do Mundo SIMULADOR

Acessando o endereço eletrônico, você consegue interagir fazendo uma simulação, com base em seus palpites, para descobrir um possível vencedor para a Copa do Mundo de 2018.

Diversidade cultural/ Geografia/Artes/ Matemática BLOG

O blog Estante Mágica traz oito atividades criativas inspiradas na Copa do Mundo: conhecendo a Rússia (mapa-múndi), explorando a Geografia, arte com bandeiras, Geometria da Copa, resolvendo problemas matemáticos, trabalho em equipe, bingo da Copa e leitura.

Vale repetir que, cada ciclo, cada série tem seus objetivos dentro de um currículo, portanto sugerimos avaliar o que é mais adequado para cada uma delas, de maneira que a Copa não se torne apenas um pretexto e seja efetivamente uma possibilidade de ricas aprendizagens.

Vai que é tua, professor! Uma excelente semana, certos de que o seu trabalho faz a diferença para aqueles que têm o privilégio de caminhar contigo.

Até a próxima semana!


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


Deixar comentário

Podemos ajudar?