Unicirco


Um palco que valoriza o artístico e o social

No mundo do entretenimento, o circo ocupa uma posição privilegiada entre todas as formas de diversão existentes. Mesmo em tempos de rádio, TV e internet essa antiga arte ainda atrai a atenção de muitos espectadores. Circulando por espaços da cultura erudita e popular, a arte circense impressiona pela grande variabilidade de atrações e o rico campo de referências culturais utilizado. Por isso, mais de 25 anos de história marcam o picadeiro do Unicirco Marcos Frota, que fica no Parque Estadual da Quinta da Boa Vista.

O projeto concebido e desenvolvido pelo ator e trapezista Marcos Frota não traz somente a arte a quem visita o espaço, mas sim conhecimento e aprendizagem a todos que ali trabalham e que fazem parte do universo circense. A Universidade Livre do Circo desenvolve programas e ações artísticas, sociais e pedagógicas tendo como eixo essa milenar arte. Com o patrocínio do programa Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras, apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria de Cultura (através da lei de incentivo estadual ICMS) desenvolve-se o projeto Unicirco Arte, Educação & Comunidade, atendendo mais de 400 mil pessoas nos espetáculos.

O espaço conta com uma lona com capacidade de até 2.500 lugares e equipamento completo de circo, destacando-se um trapézio duplo interno e um outro, simples, na área externa. Bem como um picadeiro projetado pelo diretor Jorge Fernando e o cenógrafo José Claudio Ferreira com segundo piso especial para banda e projeções audiovisuais.

A Unicirco constantemente renova sua equipe com a contratação de talentos selecionados nas audições nas comunidades do Rio de Janeiro. Como proposta de formação, são realizadas atividades pedagógicas para as comunidades através de núcleos artísticos e sociais. Além disso, trabalha-se com a inclusão de pessoas com deficiência, tendo atualmente na equipe artistas cadeirantes e com paralisia cerebral.

Vale lembrar que o projeto no picadeiro é ecologicamente correto, com a presença de animais ficando descartada nas apresentações. Para Marcos Frota, além do lado social, o Unicirco traz outro benefício para a cidade: o da luta pela revitalização e valorização da Quinta da Boa Vista como patrimônio público carioca. “A Quinta é um dos mais importantes parques de lazer da América Latina. Uma construção histórica, dos tempos do Império. Por isso nos instalamos aqui. Nós militamos pela preservação de toda a área, em sintonia com o poder público. É a nossa maneira de mostrar amor ao Rio”, declara o ator.



Deixar comentário

Podemos ajudar?