Uma exposição de amor – Diversidade


Creche Municipal Tiago Prado Santos realiza a 1ª Expo, com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de 0 a 4 anos

Quem pensou que falar de diversidade, fazer exposição e colocar a mão na massa só pode ser coisa de gente grande, se enganou e vai ter que rever seus conceitos. É o que mostraram na prática a comunidade escolar da Creche Municipal Tiago Prado Santos, localizada no bairro Cosmorama, ao realizar sua 1ª Expo Tiago Prado Santos, entre os alunos da educação infantil, isto é, a primeira etapa da educação básica, que abrange a creche e a pré-escola.

Abordando o tema “Diversidade”, a instituição realizou a primeira exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da unidade, que conta com nove turmas e tem 154 alunos matriculados com idade entre dois e quatro anos. Durante o evento, os pais e responsáveis tiveram contato direto com os trabalhos realizados pelas crianças com a ajuda dos professores.

Num momento único de muita satisfação e alegria, que antecedeu a exposição, familiares foram convidados e puderam visitar todas as turmas e participar de oficinas de contação de histórias e de tranças. Seguindo a orientação dos professores, eles partilharam das explicações sobre cada trabalho desenvolvido e inserido na 1ª Expo Tiago Prado Santos.

De acordo com a diretora Marcia Macena, através do tema escolhido para o trabalho pedagógico na unidade, a escola trabalhou questões como cultura, raça, religião, sociedade e região. “Esse momento é incrível, pois fazemos um resgate de todo o trabalho que desenvolvemos ao longo do ano.”, destaca Macena.

Além da produção artística de máscaras, pintura, turbantes, mosaico e confecção de instrumentos musicais a partir de matérias recicláveis, os pequenos emocionaram a todos ao desfilarem e se apresentarem ao som de várias músicas lúdicas que fazem parte do universo infantil. Mas não parou por aí, a 1ª Expo Tiago Prado serviu também para descobrir alguns talentos através do teatro como forma de aprimorar a criatividade e suas habilidades para um melhor desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicossocial da criançada.

Para a escola o ponto alto foi sobretudo a participação e presença dos pais, algo fundamental para que eles vejam tudo que elaboramos com as crianças. “Queremos trazê-los cada vez mais para dentro da escola”, garantiu a diretora. Os pais e responsáveis puderam vivenciar um dia de muita troca positiva. “Estou achando tudo muito lindo. Minha filha que me convidou e todos os dias falava em casa que eu iria ver os trabalhos dela. Dá gosto de participar de atividades como essa. O trabalho que desenvolvem aqui é muito bom”, afirma Mirlande Vieira, mãe da aluna Gabryelli Vieira, de 4 anos. Para o ano de 2019, a Creche Municipal Tiago Prado Santos contará com mais duas turmas para crianças entre dois e cinco anos de idade, ampliando o número para onze classes.


Por Antônia Lúcia
Colaboração: Daniele Ramiro – Assessoria de Imprensa
Coord. de Comunicação
Creche Municipal Tiago Prado Santos
Rua Cosmorama – Cosmorama – Mesquita/RJ
CEP: 26582-640
Tel.: (21) 97117-3474
E-mail: daniele.ramiro@mesquita.rj.gov.br
Fotos: Valeria Gouvea e cedidas pela escola.

Deixar comentário

Podemos ajudar?