Parabéns ao supervisor escolar: um formador de formadores


Em 22 de agosto comemora-se o dia do supervisor escolar, e por isso resolvemos homenagear, com este texto, esses profissionais que assumiram uma importante função na escola da atualidade: ser formador de formadores.

Como foi e como é…

A Supervisão Escolar foi instituída em 1931, e seu objetivo inicial era o controle do trabalho docente, de forma burocrática e técnica. Assim o supervisor escolar assumia um lugar na escola muito parecido com a atividade do supervisor das fábricas (da Revolução Industrial). Mas, para a alegria de todos, com as mudanças históricas ocorridas de lá para cá, aos poucos esse papel foi se transformando, a tal ponto que nos dias atuais O SUPERVISOR assume o papel de coordenador, TORNANDO-SE LÍDER E PARCEIRO DO PROFESSOR, aquele que está ligado à orientação e coordenação macro do processo ensino-aprendizagem, aquele que, junto com os professores, debate e discute o projeto político-pedagógico, o currículo da escola, a participação dos pais e da comunidade no cotidiano escolar, na busca por proporcionar aprendizagens significativas e transformadoras, em que o foco maior está no aluno e em seu processo de aprendizagem.

Um formador de formadores…

Num mundo em que o que há de certo são as mudanças, o professor precisa estar em constante processo de atualização, para que, dessa forma, possa mediar o processo de aprendizagem do aluno de forma qualitativa, pois ninguém dá o que não tem. A partir dessa demanda surge mais uma das funções do supervisor escolar: ZELAR PELA EDUCAÇÃO CONTINUADA DESSE PROFESSOR, promovendo e contribuindo para o seu desenvolvimento. O trabalho de parceria do supervisor com o professor se efetiva e gera resultados quando há qualidade na condução dos processos que resultarão em aprendizagens significativas para o aluno. E, nesse quesito, o professor tem papel decisivo dentro do processo educativo.

Assim, o supervisor atuará ao lado do professor numa relação contínua de FORMADOR DE FORMADORES, conduzindo o professor por um caminho que é de aprendizagens, que é significativo na medida em que leva em conta a subjetividade humana e que contribui para a compreensão do mundo, dando a oportunidade de reflexão, fortalecimento da autonomia, expressão original do sujeito e intervenção inovadora.

Quão grandioso é o papel do supervisor escolar, que, além de fazer a mediação entre professor e aluno (no processo de ensino e aprendizagem), acolhe e orienta o educador na sua prática pedagógica e está aberto para buscar alternativas para implementar o processo educativo.

Nosso desejo é de que você, supervisor escolar, tenha de sobra: resiliência (flexibilidade) e confiança para seguir em frente, força e disposição para enfrentar os desafios e serenidade e empatia para fazer da escola um lugar agradável de se estar.

Um abraço carinhoso.


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


Deixar comentário

Podemos ajudar?