Soy loco por ti América


Conhecer nosso continente nunca foi tão divertido

A América é o continente com maior extensão latitudinal, a segunda maior área e o terceiro quantitativo populacional mais numeroso. Também costuma ser chamada de “Américas” quando tratado em seu todo. Está localizado nos hemisférios norte, sul e ocidental, situando-se entre os oceanos Pacífico e Antártico. A sua área de 42.459.000 km² torna-o o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas da Ásia, sendo também aquele com maior extensão no sentido norte-sul e o único a ocupar todas as faixas climáticas do planeta, uma vez que é cortado pela Linha do Equador e também pelos dois trópicos (Câncer e Capricórnio). Uau! Vivemos numa grande dimensão hemisférica, mas você conhece de fato o nosso continente? Essa é a resposta que a professora de Artes Nilda Ramos Pereira busca, através das pesquisas interdisciplinares que ela propõe aos alunos do Centro Educacional Jeanne Christine.

Transformando a sala de aula num grande centro de pesquisa, o projeto pedagógico faz com que o aluno explore sobre a cultura geral de um país do continente, englobando todas as disciplinas previstas no currículo anual, como acontece por exemplo com a América do Norte, onde o foco foram os Estados Unidos e o México, com suas criações, e a América do Sul, onde o Brasil foi estudado mais a fundo na questão histórica, com seus costumes, dialetos, comidas, bebidas etc.

Para cada disciplina, os alunos tiveram diversas tarefas a serem realizadas. Cada qual supervisionada pelos professores que lecionam. Como:

Ao final, os alunos do 6º ao 9º anos apresentaram todos os materiais pesquisados na Mostra de Artes. A atividade batizada de Projeto Américas foi um sucesso entre a garotada e contou com uma confraternização. Para a professora Nilda, o intuito foi o de inovar na hora de lecionar. “Meu objetivo como educadora é sair da mesmice do livro ou da apostila, trazer o aluno para algo concreto, visível. O ensino para mim precisa ser didático e prático”, ratifica.


Por Richard Günter
Centro Educacional Jeanne Christine
Rua Américo Rocha, 1.418 – Mal. Hermes – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21555-300
Tel.: (21) 3689-7518
E-mail: escolajeannechristine@ibest.com.br
Fotos cedidas pela escola

Deixar comentário

Podemos ajudar?