Sarampo: segunda fase da campanha nacional de vacinação já começou!

O público alvo são adultos de 20 a 29 anos que não tenham tomado as duas doses da vacina


Começou a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Após focar na proteção de crianças de 6 meses a 5 anos, agora a campanha tem como alvo adultos de 20 a 29 anos. A campanha faz parte das ações do Movimento Vacina Brasil e o dia D será 30 de novembro.

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Segundo o órgão, mais de 9 milhões de adultos jovens não estão vacinados contra a doença ou estão com o esquema vacinal incompleto, que deve ser com duas doses da vacina.

A orientação da campanha é que mesmo adultos que já receberam a vacina na infância compareçam aos postos de saúde. A exceção fica para quem já se imunizou em decorrência do surto que acomete o país.

Surto de sarampo no Brasil

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, 5.660 casos já foram confirmados e 19 estados se encontram em transmissão ativa. A maioria dos casos (90,5%) está concentrada no estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. De janeiro deste ano a 26 de outubro, 10.429 casos de sarampo foram confirmados em todo o Brasil.

A vacinação é a única maneira de prevenção da doença. Siga as orientações do Calendário Nacional de Vacinação para proteger você e sua família desde cedo.

Para esclarecer dúvidas sobre o sarampo, confira a matéria anterior.


Por Luiza Morato
Fonte: Ministério da Saúde


Podemos ajudar?