Sarampo: tire as principais dúvidas sobre a doença


Sarampo, tire as principais dúvidas

O sarampo voltou a ser atenção no Brasil e se tornou uma das principais preocupações para este ano. Somente no período de janeiro a 18 de julho já foram confirmados mais de 560 casos da doença no país, segundo dados do Ministério da Saúde. O estado de São Paulo é considerado o centro da epidemia com 484 casos registrados. Destes, 363 (75%) estão concentrados na capital paulista.

Também há surto de sarampo no Pará, com 53 casos, e no Rio de Janeiro com 11, além de Minas Gerais (4), Amazonas (4), Santa Catarina (3) e Roraima (1).

Mas de onde veio esse surto? O que fazer caso eu apresente os sintomas? Como me prevenir?

Diante de tantas dúvidas, conversamos com o professor de doenças infecciosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Edimilson Migowski para esclarecer algumas delas. Confira:

 

Como detectar o sarampo e quais são os sintomas?

Edmilson Migowski: A suspeita do sarampo é clínica. Então um paciente que tenha febre, tosse, conjuntivite, nariz escorrendo, pele pintada e tenha relatos de contato com pessoas contaminadas, principalmente se aquela pessoa não foi vacinada, a gente já levanta uma alta hipótese de sarampo. Aí será necessária a realização de exames complementares, como a sorologia, no intuito de dar o diagnóstico de certeza da doença.

 

Quanto tempo o vírus demora para se manifestar no corpo?

Edmilson Migowski: A incubação pode demorar de 14 a 21 dias, aí depois desse período você pode ter as manifestações clínicas com os sintomas da febre, tosse, pele pintada…

 

O que fazer em caso de suspeita da doença?

Edmilson Migowski: Em qualquer caso de suspeita de sarampo, o importante é procurar imediatamente um médico. É necessário manter esse paciente isolado e procurar saber se as pessoas que tiveram contato com ele estão devidamente vacinadas.

 

É transmissível?

Edmilson Migowski: Entre todas as “viroses comuns da infância”, o sarampo é a doença de maior transmissibilidade. É um vírus muito contagioso, ou seja, se alguém aparecer com sarampo em uma sala de aula ou no trabalho, um ambiente confinado, certamente mais que 90% das pessoas que estavam ali vão acabar adoecendo.

 

Como se prevenir?

Edmilson Migowski: A melhor e única forma de prevenção é se vacinando.

 

A que podemos relacionar esse surto no Brasil?

Edmilson Migowski: O sarampo é uma doença que só acomete seres humanos, então é possível de ser erradicada se todos se vacinarem de forma eficiente.

 

Quem não sabe se tomou a vacina pode tomar novamente?

Edmilson Migowski: Em vacina, a gente costuma brincar que vale o que está escrito. Ou seja, se a pessoa relata que já foi vacinada mas não está documentado, não está na carteira de vacinação, não tem nenhum prontuário que comprove, o melhor é fazer uma vacina adicional. Uma vacina a mais é muito melhor que uma vacina a menos.

E quem já tomou quando pequeno, deve se vacinar novamente?

Considerando a pessoa protegida, ou seja, a pessoa que tomou pelo menos duas doses da vacina após 1 ano de idade, com intervalo mínimo de 1 mês entre elas, essa pessoa pode ter tido uma perda de imunidade com o passar do tempo, então o ideal é que faça o reforço da vacina.

 

E você, está com a sua vacinação em dia?


Por Luiza Morato

Fonte: Ministério da Saúde

 


Podemos ajudar?