Quem é o NATIVO DIGITAL que o PROFESSOR vai encontrar na escola?

 

.Os professores que atuam, hoje, conhecem bem as características dos alunos com quem vão topar nas escolas?
 
Para que você possa compreender e mergulhar nesse texto conosco, descubra antes a qual geração você pertence, analisando os dados abaixo:
 
Geração dos Baby Boomers (nascidos no período do pós-guerra, entre 1946 e 1960)
Geração X (nascidos entre 1960 e 1980)
Geração Y (nascidos entre 1980 e 1995)
Geração Z (nascidos depois de 1995)
 
Agora que você já se localizou, vamos avançar compreendendo quais gerações fazem parte do grupo chamado “NATIVO DIGITAL”.
 
Da geração “Y” para frente é que a tecnologia digital foi se tornando presente por meio de videogames, Internet, telefone, celular, MP3, iPod. Portanto, é a partir dessa geração que a classificação “Nativo Digital” passou a existir.
 
Conheça o conceito de Nativo Digital (ND), formulado pelo próprio autor da expressão, Mark Prensky (2001), especialista em Tecnologia e Educação, pela Harvard School:
 
“Nativos digitais são aqueles que cresceram cercados por tecnologias digitais. Para eles, a tecnologia analógica do século XX – como câmeras de vídeo, telefones com fio, informação não conectada (livros, por exemplo), internet discada – é velha. Os nativos digitais cresceram com a tecnologia digital e usaram isso brincando, por isso não têm medo dela, a veem como uma aliada”.
 
A geração dos ND tem uma forma diferente de pensar, de aprender, não diferenciando o on-line do off-line. Essa forma se distancia muito da maneira de proceder dos chamados IMIGRANTES DIGITAIS, que são aquelas pessoas que chegaram mais tarde à tecnologia digital e, por isso mesmo, têm uma menor facilidade para abandonar antigos métodos, mostram medo do novo, preferindo ficar com o que já conhecem. 
 
Mark Prensky menciona como exemplo da utilização de métodos antigos dos imigrantes digitais: “Imprimir e-mails e não usar a internet como primeira fonte de informação”, sendo essa distinção de caráter mais cultural e atitudinal. Em geral, são aqueles nascidos de 1946 a 1980, gerações que não cresceram imersas num mundo conectado e tecnológico. Dessa forma, é muito natural que não tenham a mesma facilidade (com as tecnologias digitais) encontrada nas gerações Y e Z.
 
Agora, uma questão nasce: como professores e alunos, de diferentes gerações, vão interagir já que a aprendizagem dos ND está mergulhada até a cabeça nas tecnologias digitais? É preciso que o professor pense sobre isso, pois temos em nossas escolas, hoje, os aprendizes do novo milênio, que pensam e aprendem de forma diferente das gerações analógicas.
 
E, pensando no tema, separamos dicas práticas aos professores de como se adaptar à ERA DIGITAL:
 
  1. Abandone as expressões saudosistas do tipo: “No meu tempo, o aluno ficava em silêncio e só ao final de toda a explicação é que fazia uma pergunta”. A verdade é que os tempos são outros, a conexão digital traz respostas imediatas às dúvidas, por isso o papel do professor também é outro. Ele não tem que ter todas as respostas, ele é, hoje, um “orientador” nesse processo fantástico que se chama aprendizagem.
  2. Procure conhecer as diferentes tecnologias digitais que estão a sua disposição, quer sejam materiais de aprendizagem, softwares para planejamento de aulas ou Recursos Educacionais Abertos. Entenda a dinâmica de um videogame, sim, jogue com o filho ou neto e aprenda a ver as possibilidades dentro do que encanta os indivíduos Y e Z. As gerações dos Baby e dos X precisam compreender que são imigrantes digitais e precisam fazer o seu “puxadinho” para a tecnologia.
  3. Muito importante que você tenha humildade e deixe que essa geração lhe apresente o que houver de novo em tecnologias, que lhe mostre como pensa, o que sente e como age. O comportamento de escuta, humildade e compreensão só vai aproximar as gerações e promover crescimento e desenvolvimento num clima amistoso, como deve ser o da aprendizagem.
  4. Cabe, também, ao professor buscar novas práticas de ensino, novos encaminhamentos que aproximem o aluno da escola, lembrando que a educação deve estar voltada para o tempo em que eles (alunos) vivem, a ERA DIGITAL.
 
No próximo texto da coluna, mais dicas práticas para o professor. Até lá!


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