O projeto do multiplano, professores brasileiros solucionam equações da vida


Essa história começou quando o professor de matemática Rubens Ferronato conheceu seu primeiro aluno cego. E foi pensando na melhor forma de ensinar que ele desenvolveu a técnica do MULTIPLANO – que consistia em fazer a pessoa cega sentir, por meio do tato, aquilo que não podia ver.

Observe como funciona a ideia genial do professor Rubens:

Com a placa, que foi elaborada usando princípios do desenho universal, o aluno pode somar, diminuir, montar figuras geométricas, dentre tantas outras aplicações que vão da matemática à física.

Um desses alunos, Carlos Eduardo Nascimento, um menino cego de 12 anos, conta em entrevista que, com o MULTIPLANO, ele já aprendeu raiz quadrada, polígonos, retas e semirretas.

É interessante registrar que esse projeto vem beneficiando não apenas as pessoas cegas, mas todos os alunos, pois, ao participarem ativamente com os colegas cegos, acabam aprendendo os conceitos matemáticos de forma muito mais concreta e significativa.

Rubens Ferronato é um professor residente no sul do Brasil. Atualmente, desenvolve o projeto do multiplano com grande sucesso no Colégio Estadual Pedro II, em Curitiba. A ideia do docente foi tão boa que ele concorreu como um dos finalistas para o Global Teacher Prize, um prêmio que teve como objetivo valorizar técnicas diferentes de ensino concedido a um professor, dentre concorrentes de vários países do mundo.

Registramos os nossos parabéns ao professor Ferronato pelo belo projeto que criou, e cremos que ele ainda alcançará e beneficiará muitos outros alunos, pessoas cegas, em seu processo de aprendizado.


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.

Deixar comentário

Podemos ajudar?