Os Caminhos da Língua Portuguesa no Mundo


Esse foi o tema da I Semana de Língua Portuguesa da Appai que reuniu especialistas para falar sobre o 5º idioma mais usado no planeta Terra

Foram quatro dias de intenso aprendizado, qualificação profissional e uma oportunidade de se diferenciar no mercado de trabalho. A I Semana de Língua Portuguesa contou com diversas atividades, como painéis de debates, palestras e o quadro Altos Papos, que recebeu o membro da Academia Brasileira de Letras, o professor Evanildo Bechara. A diversidade da língua portuguesa foi abordada em vários aspectos, promovendo integração e pluralidade entre a história dos países que falam português. Uma questão de grande importância, em especial para os profissionais da educação.

Nomes como o professor Ricardo Cavaliere (membro da Academia Brasileira de Filologia), Xoan Lagares (Pesquisador de Literatura no âmbito do galego-português) e Fátima Moniz (Consultora de História de Angola e da África) participaram do primeiro dia do evento. Eles falaram sobre temas como o idioma em outros continentes, o acordo ortográfico e a comunidade dos países falantes de língua portuguesa. A mesa-redonda que abriu a I Semana de Língua Portuguesa foi moderada pelo mestre em Literatura Brasileira e colunista da Appai Sandro Gomes.

E para debater sobre o uso do idioma nas mídias sociais, os empregos culto ou popular do português e questões envolvendo as mudanças ortográficas, os convidados foram Fernanda Lessa (doutoranda em Estudos da Linguagem) e Thiago Ribeiro (docente nas disciplinas Tecnologias da Informação e Comunicação). No encerramento, em alto estilo, o Altos Papos contou também com a presença do jornalista e apresentador Luiz André Ferreira.

Para conferir a cobertura completa do evento, acesse: www.appai.org.br. E quem não assistiu o Altos Papos com Evanildo Bechara não precisa se preocupar! O vídeo está disponível em: www.facebook.com/appairj.


Por Jéssica Almeida


Deixar comentário

Podemos ajudar?