Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica abre inscrições


Ao observar o céu à noite, seu aluno fica curioso sobre como as estrelas se formam, evoluem e morrem? Ele se interessa sobre buracos negros, big bang e cosmologia? Então, o lugar dele é na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Aproveitando o início do ano letivo, que tal animá-lo a participar da 20ª edição?

Alunos dos ensinos fundamental e médio, de escolas Públicas e Particulares, podem participar da competição que possui fase única e acontece no dia 19 de maio. As instituições precisam fazer a inscrição por meio do site oficial do evento até o dia 19/03/2017.

O objetivo da OBA, de acordo com o Dr. João Batista Garcia Canalle, astrônomo e coordenador nacional do evento, é levar “a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens”. Em 20 anos de existência, a OBA já superou a marca dos 8 milhões de participantes e distribui anualmente cerca de 40 mil medalhas.

A Olimpíada é dividida em quatro níveis. Os três primeiros são para alunos do ensino fundamental. Já o quarto, para os do ensino médio. A prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por nível. Os melhores classificados na OBA representam o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2018. E os participantes dessa edição ainda vão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais, que acontecem em São José dos Campos (SP), onde os participantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.

As inscrições para a 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) também estão abertas e vão até o dia 19 de março. O mesmo procedimento deve ser realizado no site da OBA. Nela, alunos e professores desenvolvem e lançam foguetes de diferentes materiais.

A competição é de fase única e pode ser realizada nas próprias escolas até o dia 19 de maio. Além do certificado recebido por todos, aqueles que conseguirem percorrer as maiores distância receberão medalhas. Os vencedores do ensino médio serão convidados a participar da Jornada de Foguetes, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Inscreva sua Escola e seu Aluno em:

www.oba.org.br



Deixar comentário

Podemos ajudar?