O esporte transformando a sociedade


Incentivada pelo professor, estudante melhora o rendimento escolar através do esporte

Os professores são extremamente importantes na nossa vida, sempre dispostos a ensinar e motivar os educandos. E tem aquele que dá um empurrãozinho a mais, como é o caso de Paulo César de Souza – diretor e docente de Educação Física da Escola Municipal Rodrigo Otávio Filho –, que incentivou a prática esportiva na vida da aluna Anny Vitória. Atualmente ela é a melhor atleta de tênis de mesa do estado do Rio de Janeiro e a quarta colocada do ranking nacional na categoria mirim.

O educador explica que a escola possui uma vocação para os esportes, com participação e conquistas em competições estudantis. E não demorou muito para a aluna despertar atenção do professor de Educação Física, que a convidou a fazer parte da equipe que representa a instituição, passando assim a dedicar-se a treinos, competições e jogos. “Em pouco tempo a estudante apresentou uma ótima evolução e grandes resultados, o que a qualificou para ser convocada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para a seletiva visando a formação da equipe que representaria o Brasil no Campeonato Sul-americano da Categoria, no Paraguai”, afirma Paulo.

No que depender de Anny, a expectativa do diretor está garantida: “Antes de chegar na escola, não conhecia o tênis de mesa e agora é a minha paixão. Com a ajuda de Paulo, que é meu técnico, junto com o Danilo Rolim e o Alexandre Silva, pude treinar muito bem, viajei por causa disso, conhecendo muitas pessoas e lugares. Quero melhorar cada vez mais e poder chegar à seleção brasileira. Sei que é muito difícil e disputado, mas vou meter a cara, quer dizer, a raquete, pra chegar lá!”, brinca a estudante.

Quem conhecia Anny, um ano atrás, jamais diria que o foco em um objetivo era o seu ponto forte. “Essa menina não ligava para nada. Acordava e ficava do jeito que estava. Era um desânimo para estudar. Hoje, se eu peço para ir à padaria, se arruma toda. E está muito mais esforçada e preocupada com os estudos”, conta a mãe, Joelma Juciléia Brito da Silva.

O diretor faz coro com a mãe de Anny e afirma que hoje a estudante é uma adolescente segura, com uma autoestima elevada e que apresenta uma melhora absurda de rendimento escolar. “O que caracteriza que o problema não era de dificuldade de aprendizagem, mas sim de valorização pessoal, acreditar em si. O esporte teve o importante papel de mostrar do que ela era capaz. Dedicação, disciplina, metas e objetivos são possíveis para todos”, relata.

Com a mudança na vida de Anny, outros estudantes também vivenciaram este processo. “Hoje todos acreditam que, assim como a colega, eles também podem ir muito além. Este ano, cinco alunos foram convocados para representar o nosso estado e cidade, na Copa Brasil de Clubes, na cidade de Concórdia, no estado de Santa Catarina. Eles deram um show, com uma ótima evolução técnica”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Escola Municipal Rodrigo Otávio Filho
Rua Marambaia, 408 – Irajá – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21361-290
Tel.: (21) 2482-7458
E-mail: emrodrigo@rioeduca.net
Fotos: Divulgação – Federação de Tênis de Mesa do RJ

Deixar comentário

Podemos ajudar?