No Brasil, essa imagem educacional também seria elogiada?


Reprodução da reportagem do jornal Folha de São Paulo

 

O compartilhamento da foto da pequena Zoé, prestes a completar quatro anos, com um cortante serrote na mão fez viralizar na internet as reportagens do site Uol e da Folha de São Paulo sobre a qualidade do ensino na Nova Zelândia. Os comentários basicamente foram positivos e de admiração pelo modelo educacional daquele país. Mas deixo uma pergunta no ar: será que essa foto seria vista com bons olhos por pais, alunos e as mídias sociais se fosse por uma aluna e em uma escola brasileira?

A continuidade desse questionamento nos faz especular: até que ponto essa experiência cognitiva-educacional não seria encarada aqui no Brasil como imprudente, inadequada, perigosa, irresponsável?

Só para contextualizar: em 2017 esse pequeno país da Oceania foi eleito o que melhor educa entre as 35 nações analisadas enquanto o Brasil surge apenas no 22º lugar. Ainda ressaltando que as reportagens apontam que nunca houve feridos com ferramentas nas aulas, nas quais as crianças são deixadas livres para que ganhem autonomia em seu processo de aprendizado com suas maiores afinidades vocacionais.

 

Clique para ler o compartilhamento das reportagens:

 


Por Luiz André Ferreira | Jornalista, professor, apresentador da Rádio Appai e Mestre em Projetos Socioambientais e Bens Culturais.


Deixar comentário

Podemos ajudar?