Museu do Ingá


Memórias da antiga capital do Rio de Janeiro: Niterói

O Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro, mais conhecido como Museu do Ingá, ocupa o Palácio Nilo Peçanha, antiga sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, entre 1904 e 1975, quando se deu sua fusão com o antigo Estado da Guanabara.

Guardião da memória que une o estado do Rio de Janeiro à sua antiga capital, a cidade de Niterói, o museu atua como centro de estudo, de preservação e de divulgação da história política e artística fluminense.

O amplo espaço do local conta com dez salas de exposições, duas reservas técnicas, um laboratório de restauração e conservação, uma oficina de gravura, além de uma biblioteca especializada em História do Brasil (principalmente colônia e império) e também do Rio de Janeiro, com mais de 3 mil títulos.

O museu abriga o Centro de Referência, Pesquisa e Documentação em História e Cultura Fluminenses do MHAERJ, especializado em história e cultura do estado fluminense. Motivado pela interdisciplinaridade, o centro congrega os trabalhos de sociólogos, antropólogos, historiadores, cientistas políticos, arquivistas e conservadores sobre a história do antigo Estado do Rio de Janeiro.

A instituição promove também visitação educacional. Os professores podem agendar visitas guiadas para que os alunos sejam acompanhados numa incrível jornada de aprendizagem histórica.

Até o momento, fazem parte de seu acervo os fundos de documentos de Nilo Peçanha, Raul Veiga, Ernani do Amaral Peixoto, Miguel Couto Filho, Celso Peçanha, Togo de Barros e Raimundo Padilha.


Por Richard Günter
Museu do Ingá
Rua Presidente Pedreira, 78 – Ingá – Niterói/RJ
Tel.: (21) 2717-2903
E-mail: museudoingaeducativo@gmail.com
Horário de Funcionamento:
De terça a sábado, das 12 às 17h
*Visita guiada para escolas (com agendamento prévio)


Deixar comentário

Podemos ajudar?