Inove na Ação com a Sala de Aula Invertida


Uma nova forma de encaminhamento que chegou para ficar, a Sala de Aula Invertida é a INVERSÃO DA LÓGICA DO ENCAMINHAMENTO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA, por isso é assim denominada. De forma simplificada, podemos dizer que a organização do trabalho no interior da classe se inverte. Vamos entender como isso ocorre.

O QUE É, NA PRÁTICA, UMA SALA INVERTIDA?

Pare e pense. Como funciona a dinâmica das salas de aulas convencionais/tradicionais, as não invertidas? Em geral, o aluno tem acesso ao conteúdo na sala de aula, quando o professor dá uma aula expositiva sobre o tema, e em casa faz outras atividades e exercícios de fixação da aprendizagem.

Quando esse processo se inverte, a aula (ou o processo de aprendizagem de um conteúdo) começa em casa ou em qualquer outro lugar, sendo o aluno orientado a acessar videoaulas, textos, games, aplicativos, canais do YouTube, simulações, animações, tanto por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, em que se aprende de forma lúdica, inovadora e divertida, quanto por meio de sites, cujo conteúdo está disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.

Esse conteúdo acessado em casa, via internet, ou mesmo orientado por meio impresso, guarda um roteiro claro e muito bem planejado, com antecedência, pelo professor. No caso de se utilizar um ambiente virtual de aprendizagem, existe também a figura de um tutor on-line, de forma que nem aluno nem processo ficam “soltos”. Depois de estudar o conteúdo em casa, o estudante segue para o momento presencial, na escola, em que encontra os amigos e o professor. Ali, as dúvidas são esclarecidas, exercícios são realizados, especialmente em equipes, para que haja interação e socialização. Pronto, processo completamente invertido.

O objetivo maior da Sala de Aula Invertida é fugir das aulas expositivas, dando lugar a outras mais participativas, em que o aluno seja o protagonista, com postura ativa, aprendendo de forma mais significativa.

COMO FICA O PROFESSOR NESSA HISTÓRIA?

Como já mencionamos, o professor assume um lugar essencial nesse processo, pois é ele quem vai orientar e corrigir a rota de aprendizagem, conduzindo os trabalhos e as discussões propostas presencialmente.

A ideia é que os alunos, depois de acessar conteúdos em casa e aprendê-los, possam ir à escola para interagir, tirar dúvidas e desenvolver trabalhos em grupo, atuando de maneira ativa e interativa. E na escola possam pensar juntos as soluções para problemas reais em que o conteúdo estudado possa ser aplicado.

ALTERNATIVAS DE APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA

Mas se a sua escola não possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou se o seu aluno não tem acesso aos diferentes recursos que citamos, não se preocupe, você pode fazer a Sala de Aula Invertida acontecer utilizando aquilo que tem em mãos. Por exemplo, escolher um texto impresso para leitura em casa, acompanhado de um roteiro com encaminhamentos do que o aluno pode fazer fora da escola; depois, na fase seguinte, a presencial, é aberto espaço para as apresentações, os debates, a interação professor-aluno e aluno-aluno.

BENEFÍCIOS DA METODOLOGIA

A aplicação da Sala de Aula Invertida traz alguns benefícios para a prática educativa:

Renovação da Pedagogia por meio de metodologias ativas

A Sala de Aula Invertida traz um movimento para a renovação das metodologias nas escolas ao propor uma forma de organização do trabalho educativo envolvendo metodologias ativas em que o professor deixa de ser o expositor de conteúdo e o aluno passa a ser o agente ativo da própria aprendizagem.

Aumento do rendimento na aprendizagem

Pesquisas realizadas comprovaram que alunos que aprendem por meio da Sala de Aula Invertida melhoram o aproveitamento se comparado ao das metodologias tradicionais.

Fonte: http://porvir.org/utilizando-sala-de-aula-invertida-rendimento-dos-alunos-cresce-5/

Respeito ao ritmo de aprendizagem do aluno

Numa sala de aula convencional, as atividades e explicações seguem a lógica de um tempo padrão (média) para a explanação do conteúdo. Já quando o aluno acessa esse conteúdo fora da escola, pode dispor de um tempo que faz jus ao seu ritmo de aprendizagem. Ele pode, por exemplo, pausar a videoaula que está assistindo, pesquisar uma palavra e dar continuidade.

Estímulo à cultura do compartilhar e cooperar

É no momento presencial que a cultura do compartilhar acontece de forma muito natural, pois aquele momento está reservado para a interação, para a troca. É justamente nesse tempo que os ganhos em qualidade são computados e fazem toda a diferença no rendimento do aluno. Os tratados de cooperação também se consolidam no presencial, por meio das atividades realizadas em grupo com a orientação do professor.

CONCLUSÃO

Você pode até imaginar que a Sala de Aula Invertida seja uma novidade desses últimos anos, mas não é. Vygotsky e Piaget, dois consagrados estudiosos de educação do século passado, já traziam em suas teorias e experimentos as referências à importância da interação e da autonomia para o processo de aprendizagem, e essas referências também estão presentes nos princípios da sala invertida.

Portanto, neste caso, inovar de verdade é agir, é aplicar essa metodologia no dia a dia da sua sala de aula. Inverta a lógica da organização do trabalho, experimente, ouse e colha os bons frutos que dela virão!

Sucesso para você!


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


Deixar comentário

Podemos ajudar?