Ícone das causas humanitárias


Homenagem a Nelson Mandela estimula o respeito às diferenças e o diálogo intercultural entre os alunos

Um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo Apartheid, na África do Sul, Nelson Mandela é, sem dúvida, uma personalidade que precisa ser estudada. O Colégio Sant’Anna, localizado em Araruama, sentiu a necessidade de abordar temas contemporâneos que afetam a vida humana e que vêm ao encontro da lei que estabelece a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

A coordenadora de Ensino Fundamental II, Marinês Ferreira da Costa, ressalta que toda a equipe se envolveu para realização do projeto com intuito de estimular a formação ética do educando: “Elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar os direitos humanos, o fortalecimento de valores sociais e a preocupação com as desigualdades”, explica.

O projeto multidisciplinar favoreceu o respeito às diferenças e o diálogo intercultural entre os discentes. A turma do 6º ano, por exemplo, confeccionou mandalas na disciplina de Matemática, realizou maquetes que retratavam a segregação racial na disciplina Ética e Cidadania, criou máscaras africanas em Artes, e a biografia de Nelson Mandela foi utilizada na disciplina de Língua Portuguesa. Já os alunos de 7º e 8º anos desenvolveram atividades como paródias (História), jogos africanos (Matemática), poesias (Português), desfile (Ed. Física), coral e cartazes (Inglês).

De acordo com Marinês, o projeto foi um importante passo para a responsabilidade do cidadão. “Proporcionou aos alunos a capacidade de interpretar o mundo, de compreender processos sociais, políticos e culturais e de atuar de forma ética, responsável e autônoma. Foi enriquecedor!”, finaliza.

Os alunos confeccionaram maquetes, jogos africanos, cartazes e diversas atividades na culminância do projeto


Por Jéssica Almeida
Colégio Sant’Anna
Rua XV de Novembro, 336 – XV de Novembro
Araruama/RJ
CEP: 28970-000
Tel.: (22) 2674-0777
Site: www.csantanna.com.br
Fotos cedidas pela escola


Deixar comentário

Podemos ajudar?