Haicai, um poema entre alunos


Professora utiliza recurso de origem japonesa e dinamiza as aulas

Também chamado de “haiku” ou “haikai”, o haicai é um poema curto de origem japonesa que acabou se popularizando pelo mundo. E não pense que é uma novidade, já que essa forma literária foi criada no século XVI e possui grande carga poética. Com intuito de trazer esse conhecimento para a sala de aula, a professora de Língua Portuguesa, Veronica Marcilio, desenvolveu uma atividade lúdica com a turma de 7º ano da Escola Municipal Jornalista Sandro Moreyra, localizada em Bangu.

A educadora conta que o projeto foi dividido em algumas etapas. A primeira foi explanar o conteúdo e depois realizar uma contação de história baseada no livro “Haicobra”, de Fábio Maciel e Márcio Sno, que através de um haicai narra sobre uma cobra. A partir daí, Veronica e a turma também confeccionaram uma representação do animal em papel e cada aluno produziu um haicai em um pedaço falando sobre o personagem. “Colamos em um outro papel até que virasse uma cobra gigantesca. Eles adoraram aprender dessa forma!”, afirma a professora.

De acordo com Veronica, as aulas dela sempre terminam com gostinho de quero mais. “Já realizo contações de história há anos e, desde que iniciei um trabalho ao lado do ator e escritor Hélio de la Peña, saí pelo mundo divulgando seu livro “Vai na bola, Glanderson!”. Resolvi levar essa prática para a sala de aula como forma de fazer com que os alunos encontrem textos mais divertidos e tomem gosto pela leitura”, explica.


Por Jéssica Almeida
Escola Municipal Jornalista Sandro Moreyra
Rua Roque Barbosa, s/n° – Bangu – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21863-420
Tel.: (21) 3465-6682
E-mail: emmoreyra@rioeduca.net
Fotos cedidas pela escola

Deixar comentário

Seu email não será publicado