Guia histórico | Museu de Arte do Rio


Instalado no centro histórico da cidade, o Museu de Arte do Rio – MAR – tem como objetivo promover, através da arte, uma leitura ampla sobre a cidade e ser um espaço de apoio à Educação. O MAR é formado por dois prédios de perfis heterogêneos e interligados: o Palacete Dom João VI e um antigo terminal rodoviário. O primeiro abriga as salas de exposição do museu e no segundo funciona a Escola do Olhar, ambos inaugurados no início de 2013.

Escola do Olhar: um espaço de integração entre Arte e Educação.

A Escola do Olhar é um espaço destinado à Educação e desenvolve programas de formação continuada em artes e cultura visual com professores e educadores. Atuando em todo o arco da Educação, a Escola tem a cidade como eixo transversal de suas ações. No MAR, os programas se organizam em visitas mediadas às exposições, além do desenvolvimento de publicações educativas; formação de grupos de pesquisa em arte-educação, cultura e curadoria; seminários acadêmicos; conferências; cursos; residências educativas e atividades práticas. A Escola do Olhar oferece programa de formação continuada para professores da rede pública de ensino, cursos, workshops, oficinas e seminários sobre arte e cultura visual.

Visitas Educativas

As visitas educativas têm como objetivo criar, com os participantes, um espaço de amplificação da experiência do Museu de Arte do Rio. Através de diálogos e proposições práticas que envolvem público e educadores, o educativo se propõe a intensificar, na visita, as experiências sensíveis e reflexivas da arte, da cultura e da cidade.

Formação com Professores

São desenvolvidos cursos de curta e média duração que integrem o campo de conhecimento do professor num processo de fazer, pensar e apreciar arte. Os cursos pretendem inter-relacionar o cotidiano escolar às exposições e programas do MAR e colaborar no desenvolvimento de atividades que possam acontecer antes, durante e depois das visitas educativas. A linha de atuação consiste na elaboração, com o professor, de metodologias, material educativo, pesquisas sobre arte e cultura visual.


Museu de Arte do Rio
Praça Mauá | Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20090-060
Tel.: (21) 2203-1235
Funcionamento: de terça a domingo, de 10 às 17h. A bilheteria encerra suas atividades às 16h30.
O MAR é gratuito para: alunos da rede pública de ensinos Médio e Fundamental; crianças com até 5 anos de idade; pessoas mais de 60 anos; professores de escola pública; membros do Icom e profissionais de museus; e grupos em situação de vulnerabilidade social em visita educativa.
Ingressos: R$ 8,00 | R$ 4,00 (meia-entrada)
Gratuito às terças-feiras para o público em geral.
Os fotógrafos são Humberto Teski e Cristina Granato.

Deixar comentário

Podemos ajudar?