Guia histórico | Casa de Cultura Oliveira Vianna


Um recanto propício às atividades educo-culturais

Com seu suntuoso jardim a receber os visitantes, a casa de Cultura Oliveira Vianna é um espaço cujas dependências chamam atenção pelo acervo de livros de autoria de seu patrono – Francisco José de Oliveira Vianna – e de outros escritores, o que constitui parte significativa da história cultural, intelecutual e acadêmica brasileira do início do século XX.

No acervo, mais de 15 obras versam sobre temas ligados a organização e funcionamento das sociedades humanas e das leis fundamentais que regem as relações sociais, além dos temas que tratam da origem do homem, sua evolução, características raciais, costumes sociais, ensaios, artigos, manuscritos e vários outros trabalhos.

Nos salões, os mobiliários e objetos pessoais misturam-se à grande produção literária do autor. Entre elas:  Populações Meridionais do Brasil, volumes I e II; Pequenos Estudos de Psicologia Social; Evolução do Povo Brasileiro; O Ocaso do Império; O Idealismo da Constituição; Problemas de Política Objetiva; Formation Éthnique du Brésil Colonial; Raça e Assimilação; Problemas do Direito Corporativo; Problemas do Direito Sindical; Instituições Políticas Brasileiras; Direito do Trabalho e Democracia Social; O Idealismo na Evolução Política do Império e da República; Introdução à História Social da Economia Pré-capitalista no Brasil, entre outros.

Nascido em Rio Seco, município de Saquarema, em 20 de junho de 1883, Oliveira Vianna realizou seus estudos em Niterói e tornou-se bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Além da ativa contribução intelectual, exerceu atividades docentes, jornalísticas e trabalhistas, tendo atuado também para estabelecer inicialmente as bases da legislação sindical, processo que foi denominado de corporativismo sindical. Como consultor jurídico do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, ajudou na criação da Justiça do Trabalho no Brasil. Na esfera acadêmica, o sociólogo Oliveira Vianna foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia de História de Portugal. Esse amplo diálogo social e cultural mantido com a sociedade fez desse notável brasileiro – professor, jurista, historiador e sociólogo – uma das figuras mais ilustres do século XX.


Casa de Oliveira Vianna
Alameda São Boaventura, 41 – Fonseca – Niterói/RJ
CEP: 24130-190
Tel.: (21) 3601-8220
Entrada Franca

Deixar comentário

Podemos ajudar?