Gigante das Corridas para estreantes e veteranos em maratonas


As históricas e recentes maratonas vêm sendo a pauta da série de programas ao vivo que a Gigante das Corridas vem promovendo neste mês. A próxima rodada acontece nessa sexta-feira (11/05) quando teremos mais uma transmissão no Facebook da Appai. A temática da vez é “Atletas que mudaram a história”. Assim como a anterior, vai começar às 14 horas.

Na roda de conversa estarão: Ronaldo da Costa – o Brasileiro que mudou a história do atletismo no mundo; Márcia Narloch – Coordenadora de Atletismo da Appai e maratonista brasileira; Nercy de Freitas – Atleta com 96 maratonas no currículo. Na apresentação e recebendo as perguntas dos internautas Luiz André Ferreira – professor e jornalista da Appai.

“Temos que reverenciar esses nomes que abriram caminhos para os atletas atuais através dos legados e conquistas que deixaram”, antecipa o apresentador.

 

Como se preparar? Para quem perdeu, acompanhe como foi o programa anterior…

Num formato bem descontraído o primeiro da série “Appai ao Vivo” sobre maratonas, realizado em 04/05, também trouxe grandes nomes da corrida, entre eles o triatleta profissional que representou o país nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007, Virgílio de Castilho; o maratonista e dono do maior canal de corrida no Youtube, Silvio Boia; e a nutricionista da Appai Viviane Macedo. A transmissão contou ainda com uma participação especial e on-line de Tobias Barbosa, que é especialista em 21 km, dono do canal Correndo Mais e estará na Meia do Porto cobrindo a prova para a Gigante das Corridas.

Com a temática “Dicas para estrear numa meia maratona”, os participantes quase perderam o fôlego diante de tantas perguntas enviadas pelos internautas. Afinal, correr 21 km não é para qualquer um. É uma prova que desafia o corredor, requer compromisso com os treinos passados pelos instrutores dos polos de treinamento do Benefício Caminhadas e Corridas  e exige atenção com a alimentação antes, durante e depois da corrida.

E por falar em nutrição, uma das perguntas foi sobre o que o corredor deve ingerir antes de uma meia maratona. A indicação da nutricionista foi a de se alimentar normalmente e evitar consumir o que não está acostumado. “Isso pode causar um desconforto durante o percurso e prejudicar o resultado. Nos dias que antecedem a prova, o ideal é que a alimentação seja mais equilibrada, o que significa consumir produtos mais saudáveis como frutas, legumes, entre outros. E se você estiver pensando em fazer dieta ou experimentar novos alimentos, este não é o melhor momento”, explica Viviane.

Menos é mais numa prova de 21k?

Essa foi uma das perguntas enviadas através da transmissão ao vivo no Facebook da Appai. O espectador Igor Schmitt questionou se deveria começar devagar e crescer mais para frente na prova. O maratonista Silvio, dono do Programa Kilometragem, explica que o mais indicado é manter um ritmo. “O ideal é não ir com muita sede ao pote logo no início da prova. Se a pessoa gasta uma energia desnecessária na largada, vai chegar no meio do percurso cansada. O melhor é manter um ritmo que seja favorável”, orienta.

Na Meia Maratona do Porto, a parte mais temida pelos participantes é a subida dos túneis (e nessa prova são dois: o Marcelo Alencar e o Rio 450), que são quentes e com ventilação escassa. O especialista em 21 km Tobias Barbosa orienta que é preciso ter cuidado. “Não devemos gastar energia demais durante a prova, pois assim vamos conseguir chegar ali com gás para subir. Quanto mais difícil… mais doce é a linha de chegada! E com a medalha se torna ainda mais especial”, garante.

Existe idade para começar a correr?

Que não existe idade para começar a correr a gente já sabe. Muitas vezes a corrida vem como uma alternativa para emagrecer ou reduzir problemas de saúde, mas o que começa por uma necessidade acaba muitas vezes se tornando uma paixão. Responsável pela De Castilho, organizadora da Meia Maratona do Porto e de outros grandes eventos esportivos, Virgílio conta que muitas pessoas mudam seus hábitos de vida depois que começam a participar das corridas, se tornando mais saudáveis e ativas. “Sem contar que nos eventos as pessoas se divertem e fazem novas amizades”, conta.

Rogeria Mello acompanhou a live no Facebook da Appai e contou como aos 50 anos descobriu que ama correr. “Eu não me exercitava. Ano passado fui ao médico e ele me passou um remédio para a pressão. Foi aí que me inscrevi na minha primeira prova. Após 6 meses voltei ao consultório e tudo tinha se regularizado. Dentro desse tempo já participei de 9 corridas, sendo a maior na Lagoa. Nunca mais paro de correr. Correr é vida!”, afirma.

Os especialistas reforçam que tudo deve ser feito com o acompanhamento de profissionais. “Desde a alimentação até a preparação para uma prova como essa. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar com outra. Por isso, a necessidade de um profissional que auxilie e avalie o indivíduo. Assim ele preparará algo de ideal para o seu organismo”, finaliza a nutricionista.

A palestra completa foi transmitida ao vivo no Facebook da Appai. Confira:

 


Por Jéssica Almeida | Jornalista e Assistente de Editorial da Revista Appai Educar.

 


Deixar comentário

Podemos ajudar?