Festival Path: o maior evento de inovação do Brasil está com inscrições abertas


A sexta edição do maior evento de educação, inovação e criatividade do Brasil terá mais de 500 horas de palestras sobre comportamento, tecnologia, urbanismo, literatura; workshops artísticos; shows; feiras de games, de gastronomia, de robótica e de empreendedorismo; cinema e happy hours. As atividades acontecem nos dias 19 e 20 de maio.

O tema do Festival Path de 2018 é “Ideias que trocam ideias”. Neste sentido, o próprio espaço do evento – em que tudo acontece ao mesmo tempo, num circuito em diferentes pontos do bairro de Pinheiros, em São Paulo, que pode ser feito todo a pé – cria um ambiente propício para as trocas e conexões. Nesta edição, e pelo terceiro ano consecutivo, haverá convidados holandeses que farão 10 palestras com temas relevantes e compartilhando seus conhecimentos.

A programação completa já está disponível no site do evento. Fizemos uma seleção com as atividades que estão mais ligadas à Educação. Confira:

 

PALESTRAS

São mais de 300 palestras, com temas e formatos variados. Há falas solos, painéis, bate-papos, debates e entrevistas.

• Esporte que muda a escola

Mais de 50% das escolas municipais brasileiras não possuem quadra esportiva. Como incorporar diversas modalidades esportivas na educação básica para formar integralmente estudantes brasileiros? 

 

• O que os cientistas de IA recomendam que você estude?

Inteligência Artificial se constrói com ciência e não com magia, certo? Conheça pela boca de estudiosos no assunto quais os reais avanços dessa ciência na Academia, em uma compilação de estudos e papers interessantes resumidos para você. Com oportunidade de você tirar dúvidas e também esclarecer qualquer mito de que essa tecnologia acabará com nosso mundo.

Festival Path

• 5 grandes aprendizados não-óbvios para a nova educação

Que a educação PRECISA mudar, todos e todas já sabem. Mas por que ainda estamos tão lentos na mudança? O que há por trás do óbvio que não está sendo visto? Como é possível utilizar aprendizados não convencionais e que podem quebrar com o velho e conhecido ciclo da educação tradicional? Esse bate-papo vai trazer 5 grandes aprendizados não-óbvios assimilados em um tour de inspiração e que já estão sendo aplicados por duas empresas, Sala e Amplifica, que são absurdamente focadas em gerar disrupção em todos os lugares em que acontece o processo de aprendizagem.

 

• Transgeneridade nas escolas

Os estudantes de hoje estão cada vez mais ativos nos debates sobre questões de gênero na escola e na sociedade. No painel, juntamos ativistas, especialistas e jovens para debater sobre esse cenário na educação brasileira e sobre o que pode ser feito para que tenhamos uma sociedade cada vez mais justa e com respeito.

 

• Conteúdo infantil na TV

O que atrai e chama a atenção dos pequenos cidadãos de hoje? Quais os desafios e responsabilidade no desenvolvimento dos filmes e séries infantis? Brincar e aprender devem andar juntos?

 

• Inteligência Artificial e Redes Sociais nas Eleições

2018 é o ano em que a IA e as redes sociais poderão eleger nosso próximo presidente.

 

• 10 tecnologias que você precisa conhecer

Dez startups contarão, cada uma em 10 minutos, seus produtos criados para transformar o mercado e a vida das pessoas. Foram escolhidas as tecnologias que mais chamaram a atenção pela capacidade de transformação, e colocadas nesse mesmo painel, com o objetivo de uma visita rápida ao futuro que está criado em nossa volta e impactará nossas vidas.

 

CIDADE PATH

Paralelamente à programação de palestras, oficinas, shows, entre outras coisas, acontecem feiras, exposição de arte, tudo com acesso livre.

 

• Feira de Games

Reúne estandes com desenvolvedores de games independentes, que contam com recursos próprios para criar, testar e distribuir seus jogos. Dias 19/5 e 20/5, das 9h às 19h30, na sala Tomie Ohtake 2.

Festival Path

• Feira de Startups

Espaço que vai reunir as empresas mais disruptivas e criativas do momento, como a Abaca$hi, um site e único aplicativo de vaquinhas on-line e financiamento coletivo, e a MindMiners, empresa de tecnologia que faz pesquisa digital. Dias 19/5 e 20/5, das 9 às 20h, na Cobertura do Centro de Convenções.

 

• Feira Gastronômica

Foodtrucks com opções variadas de comida estarão estacionados na Praça dos Omaguás e Praça Prof. Resende Puech, das 12 às 20h, no sábado e no domingo, 19/5 e 20/5.

 

• Feira Maker

Com curadoria do estúdio Bolha, os geeks e os criativos vão poder usar equipamentos como circuitos, chips, sensores e impressoras #D, tirar suas ideias do papel e transformá-las em produtos. Dias 19/5 e 20/5, das 9 às 19h30, nas salas Tomie Ohtake 3 e 4.

Festival Path

 

FILMES

Em parceria com a VICE, o Festival Path vai apresentar uma seleção de documentários latino-americanos dos mais diversificados. A projeção acontece nos dias 19/5 e 20/5, das 20 às 23h, no Ballroom 3. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

 

WORKSHOPS

São aulas práticas, de 4 horas de duração, dadas por artistas renomados e reconhecidos em suas áreas.

 

• Caligrafia Flat Pen

Ministrado pelo designer com formação industrial Carlos Siqueira, este workshop vai abordar letras e caracteres feitos à mão, passando por técnicas e a exploração da Flat Pen e novos materiais. Dia 19/5, das 10 às 14h, na sala Tomie Ohtake 1.

 

• Stencil

Nessa oficina oferecida por Ricardo Tatoo vai ser ensinado como desenvolver moldes stencil, técnicas de criação, corte e pintura nas técnicas de grafiti. Dia 19/5, das 15 às 19h, na sala Tomie Ohtake 1.

 

• Lambe-lambe

O casal de ilustradores que assina seus trabalhos como Marmota Vs Milky vai ensinar como criar, produzir, recortar, escalonar, montar e colar fotografias, colagens ou ilustrações; também discute o papel do lambe-lambe como intervenção urbana. Dia 20/5, das 10 às 14h, na sala Tomie Ohtake 1.

 

• Lettering

Karol Stefanini, designer, artista e blogueira, é quem dá este workshop sobre os conceitos e técnicas da ret do lettering, espécie de escrita artística. Dia 20/5, das 15 às 19h, na sala Tomie Ohtake 1.

 

SERVIÇO

Festival Path 2018

A programação completa e a compra de ingressos para as atrações estão no site

Data: 19 e 20 de maio

Local: bairro de Pinheiros, São Paulo, SP

 

 

Fotos e vídeo: Divulgação Festival Path


Por Jéssica Almeida Jornalista e Assistente de Editorial da Revista Appai Educar.


Deixar comentário

Podemos ajudar?