Explosão cultural


Projeto estimula o desenvolvimento das habilidades dos alunos e sua vocação profissional

O que a comunidade escolar curte? Foi a partir dessa pergunta que o Colégio Estadual Joaquim Leitão, localizado em Magé, criou o projeto Explosão Cultural, com o intuito de incrementar o cotidiano escolar, trazendo atividades dinâmicas com oficinas de filmes, música, viagem, leitura, culinária, degustação e desenho. Colaborando, assim, para a diversão e desenvolvimento das habilidades de cada participante, aperfeiçoando e até mesmo estimulando a uma vocação profissional.

Segundo Kátia Rejane de Farias Pinto, professora de Projeto de Intervenção e Pesquisa, essas iniciativas fazem parte do desenvolvimento anual dos alunos. “A partir das temáticas selecionadas, organizamos as oficinas, que seriam desenvolvidas para que toda a comunidade escolar participasse. Os idealizadores foram os próprios estudantes das turmas do Médio Integral 1 e 2, com minha participação e de alguns professores que se envolveram integralmente, além do apoio da coordenação pedagógica e direção”, explica.

A educadora informa que as metodologias aplicadas seguem uma construção de sequências de atividades variadas que contribuem para o enriquecimento cultural de todos os envolvidos. “Afinal, através de intervenções artísticas e culturais promove-se a valorização pessoal de acordo com a potencialidade de cada um. As oficinas transcorrem com momentos de bate-papo com convidados, além de conhecimentos culturais como: leitura sobre Shakespeare, Mitologia Grega, filmes famosos, cidades mais visitadas dentro e fora de nosso país, músicas, experimentos artísticos diversos e culinárias típicas dos vários países”, enumera.

A diretora adjunta Tatiane Dias da Silva garante que, através das diferentes oficinas, os alunos conseguiram mostrar suas habilidades e como são capazes quando são desafiados. “Foi um momento muito prazeroso e de intenso aprendizado. A nossa escola ficou muito feliz em ter acolhido essa turminha tão especial e tão criativa!”, elogia.

A estudante Vitória Barcellos da Silva relata que o projeto fez com que as pessoas que entravam nas salas para conhecer o trabalho se divertissem e aprendessem ao mesmo tempo. Isabelle Jesus da Rocha, também aluna, completa afirmando que foi ótimo interagir com outros discentes e mostrar um pouco do que cada um aprendeu. “Tudo ocorreu como planejado na medida do possível. Como foi o primeiro grande projeto da turma, nós nos saímos muito bem e ganhamos experiência. Foi lindo!”, finaliza.


Colégio Estadual Joaquim Leitão

Rua Waldemar Lima Teixeira, s/nº – Vila Inhomirim – Magé / RJ

CEP: 25920-000

Tels.: (21) 2630-0131 / 2615-0918

E-mail: cejoaquimleitao@educacao.rj.gov.br

Fotos cedidas pela escola


Deixar comentário

Podemos ajudar?