Escola que respira cultura


Projeto homenageia ícones da cultura nacional

No terceiro trimestre, a Escola Municipal Severino Salustiano de Farias, localizada em Itaguaí, respirou cultura brasileira. A Mostra Cultural de 2012, intitulada As Faces da Cultura Brasileira, homenageou grandes ícones da música e da literatura nacional. No roteiro estavam nomes como: Monteiro Lobato, Cecília Meirelles, Luiz Gonzaga, Vinicius de Moraes, Pedro Bandeira, Jorge Amado, Ziraldo, Ruth Rocha, Maurício de Souza, Carlos Drummond de Andrade, Mazzaropi e Nelson Rodrigues.

Cerca de 700 alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos participaram das atividades realizadas nos três turnos em que a escola funciona. Dentre os objetivos do projeto estava possibilitar o desenvolvimento integral dos estudantes, estimular a preservação da identidade cultural brasileira e sensibilizar a comunidade escolar para conhecer, valorizar e divulgar os valores do Brasil.

Além dos objetivos definidos no texto do projeto, Valéria Porto, diretora da escola, destaca a importância da atividade também na atuação dos educadores. “Nós estamos acostumados com o quadro e com a sala de aula. Com esse trabalho, foi possível inserir uma dinâmica diferente na prática dos professores. Eles puderam sair um pouco de seus lugares habituais e educar de uma forma mais descontraída”, destaca.

Apesar de o tema da Mostra estar diretamente ligado à disciplina Artes, a interdisciplinaridade foi uma das características da atividade. Professores de diferentes áreas estavam envolvidos e dispostos a atuar em prol do desenvolvimento do gosto pela leitura e da expansão do conhecimento cultural dos docentes.

Todo a atividade foi desenvolvida a partir da biografia dos homenageados. Cada turma ficou responsável por estudar e apresentar aos alunos das outras classes os principais trabalhos de uma personalidade da cultura do país. Além de uma exposição com as principais obras de cada autor ou músico, as turmas criaram números com dança, poesia, teatro e reprodução de quadros que foram apresentados no dia da culminância.

Com o projeto foi possível aprender de forma divertida e prazerosa, conforme ressalta Valéria: “Alguns alunos acreditam que só se adquire conhecimento com o caderno e dentro da sala de aula. Com o projeto, eles perceberam que podem evoluir e se divertir ao mesmo tempo. Isso favorece tanto o aluno quanto a escola”.


Por: Marcela Figueiredo
Escola Municipal Severino Salustiano de Farias
Estrada Raiz da Serra, s/nº, esq. com a rua 02, Teixeira – Itaguaí/RJ
CEP: 23830-000
Tel.: (21) 2687-6895
E-mail: escolaseverinosalustiano@itaguai.rj.gov.br
Direção: Valéria Porto Cesário
Fotos cedidas pela escola

Deixar comentário

Podemos ajudar?