Era uma vez…um baú de surpresas sem fim! Contação de histórias.


Iniciativa estimula o gosto pela leitura e contação de histórias

A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano, segundo especialistas. E nada melhor do que aproveitar essa fase despertando a imaginação dos pequenos. Foi assim que a diretora Evanilda de Jesus Oliveira, do EDI Alyrio Cavallieri, localizado em Campo Grande, idealizou a I Maratona de Histórias, com o tema: “Quem conta um conto aumenta um ponto”, envolvendo a comunidade escolar.

Tudo começou quando o autor Monteiro Lobato foi escolhido para a Ciranda de Leitura, a partir da necessidade de envolver a equipe no movimento de contação de histórias, familiarizando as crianças com os diferentes textos literários. Segundo a diretora, o grupo que contava é que deveria se deslocar para o local onde estava quem ia ouvir. “Foi uma movimentação linda no EDI, de fantasias, perucas, livros, instrumentos e objetos, com dinâmicas bem interessantes com as turminhas. Uma atividade e uma interação que seriam inimagináveis no cotidiano”, afirma Evanilda.

A culminância aconteceu no Dia Nacional do Livro Infantil, data do nascimento de Monteiro Lobato, e contou com a participação da autora Nancilia Pereira, do neto do “Profeta Gentileza” Vagner Datrino e da professora da Sala de Leitura Joana Mury, da Escola Municipal Gastão Penalva. As mães dos alunos também participaram ativamente da palestra, com perguntas e interações com a autora, e se emocionaram por diversas vezes com as histórias de luta pela inclusão na sociedade dos pequeninos. Emilie Berreel, mãe do pequeno Miguel Berreel, que é autista, conta que se emocionou muito com o trabalho realizado no EDI. “Eu agradeço tanto, mas tanto a essa escola pela divulgação do autismo, pela inclusão mesmo! Amei. Obrigada por tudo”, afirma.

Poucos dias depois foi a vez dos alunos do projeto Voando Alto nas Asas da Leitura, do Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade, também em Campo Grande, contarem histórias para os pequenos. Tudo comandado pela coordenadora pedagógica Audrei Alonso e a professora Solange de Almeida Andrade.

Fechando a semana com chave de ouro, o EDI recebeu a patronesse da Sala de Leitura, Denise Almeida, autora de diversos livros infantis, entre eles “A margarida insatisfeita”, que encantou a todos com seu carisma. A escritora contou diversas histórias para as turmas da pré-escola e doou livros de sua autoria para a Sala de Leitura. A equipe pedagógica ressalta que esta primeira edição da Maratona de Histórias foi um sucesso. “Uma atividade prazerosa, dinâmica e que vai deixar saudade, sendo com certeza a primeira de muitas que virão”, finalizam.


Por Jéssica Almeida
EDI Alyrio Cavallieri
Rua José Janoni, 33 – Campo Grande – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 23073-050
Tels.: (21) 3096-0965 / 99847-7207
E-mail: edicavallieri@rioeduca.net
Diretora adjunta: Andrea Matos Martins da Silva
Fotos cedidas pela escola

Deixar comentário

Podemos ajudar?