EdTech Conference 2019: o maior e mais expressivo evento de educação e tecnologias


A terceira edição do EdTech Conference, que ocorreu em 21 de fevereiro no Expo Center Norte, em São Paulo, reuniu cerca de 1,6 mil professores, educadores e empreendedores para debater sobre o futuro da educação incluindo o uso da tecnologia.

Com palestras de diferentes organismos, como escolas, organizações e startups de tecnologia para a educação, destacamos a participação especial de Emilio Munaro, diretor do Instituto Ayrton Senna, que abordou o tema “A Educação para Todos na Era da Quarta Revolução Industrial”. Munaro foi enfático ao sinalizar a importância de proporcionar mais aprendizagem e menos ensino, além de trazer destaque especial para a necessidade de desenvolvimento socioemocional para os educandos.

Paralelamente às palestras, havia dois outros espaços abertos em que diferentes startups apresentaram soluções tecnológicas em formato de aplicativos ou de plataformas inovadoras com tecnologia específica para dar apoio a diferentes atividades de aprendizagem.

A equipe da EAD Appai, Andréa Schoch e Magno Souza, esteve por lá e voltou muito empolgada por constatar que a Associação já oferece Educação Continuada para Professores, com o enfoque contemporâneo que estimula e valoriza a Cultura Digital, as Metodologias Ativas, a Sala de Aula Invertida, trabalhando com diferentes temas que envolvem o universo educativo para a contemporaneidade.

De forma geral, os palestrantes foram unânimes ao ressaltar a necessidade de que as escolas repensem seu papel para definir como vão atuar em um mundo digital e conectado. Enfatizaram que o sistema educacional precisa estar alinhado às tecnologias atuais visando às novas profissões que estão surgindo e às que ainda estão por vir; para isso, é imprescindível abandonar velhas máximas e práticas ineficazes, e abraçar uma nova lógica, diferente da atual, que não tem ainda uma receita pronta.

De outro lado, tem-se a clareza de que apenas a infraestrutura tecnológica não garante mudança para a escola, é preciso rever o papel de cada importante componente desse processo, unir forças, compreender as transformações pelas quais o mundo passa, entrar em sintonia com as demandas das novas gerações que necessitam desenvolver outras habilidades e competências para dar conta desse mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), que mesmo com essas características é ainda um espaço de muita criatividade e realização.


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


Deixar comentário

Podemos ajudar?