Dicas de filmes para trabalhar em sala de aula


Olha só quem voltou! O Blog da Appai está trazendo mais dicas de filmes para serem usados em sala de aula. Confira os novos filmes!


O Beijo do Dragão

Sinopse

OBeijo do Dragão é um filme francês de ação tendo Jet Li e Bridget Fonda no papel principal.
Liu Jian é um agente do governo chinês que é enviado a Paris para uma missão secreta, na qual não conhece bem os detalhes. Na França, Liu conhece o inspetor Richard, com quem vai compartilhar a missão. No entanto, Richard acusa o chinês de um crime que não cometeu, ficando a mercê de uma perigosa conspiração. Liu deve provar sua inocência numa cidade diferente. Ele conta com a ajuda de Jéssica, uma prostituta americana.

Como trabalhar em sala de aula

Questões como confiança e conspiração estão presentes no filme. Cabe ao professor explicar as diversas maneiras em que um governo corrupto pode desencadear na vida de um inocente. A xenofobia é levemente visível. Os alunos podem fazer atividades acerca de culturas distintas no globo, pesquisas sobre conspiração e a visão estereotipada em que uma nação pode ver a outra.


Robin Hood



Robin Hood é um filme britânico-americano baseado nas lendas do herói inglês.

Robin Longstride integra o exército do rei Ricardo, Coração de Leão, que está em plenas cruzadas. Após a morte do rei, ele consegue escapar com alguns companheiros. Em sua tentativa de fuga, eles encontram Sir. Robert Loxley, que tinha por missão, levar a coroa do rei a Londres. Loxley foi atacado por Godfrey, um inglês que serve secretamente aos interesses do rei Felipe, da França. À beira da morte, Loxley pede a Robin que entregue a seu pai uma espada tradicional da família. Ele aceita a missão e, vestido como um cavaleiro real, parte para Londres. Após entregar a coroa ao príncipe João, que é nomeado rei, Robin parte para Nottingham. Lá conhece Sir Walter e Marion, respectivamente, pai e esposa de Loxley.

Como Trabalhar em Sala de Aula

A História está presente em quase todo o enredo, desde a queda de Ricardo, Coração de Leão e a ascensão do príncipe João. O professor pode utilizar o filme para explicar como era o dia a dia da Idade Média.


Troia


Troia é um filme norte-americano dos gêneros épico e drama, baseado no poema Ilíada, do autor grego Homero.
Em 1193 A.C., o príncipe Paris provoca uma guerra ao afastar Helena de seu marido Menelaus, rei de Esparta. Tem início a sangrenta e cruel Guerra de Troia, que dura mais de uma década. A esperança de Príamo, rei de Troia, está nas mãos de seu filho primogênito Heitor e de Aquiles, o maior herói de toda a Grécia.

Como Trabalhar em Sala de Aula

Os alunos podem aprender muitas coisas com o filme, principalmente a mitologia grega. O professor pode ressaltar a invasão da cidade pelo Cavalo de Troia, ícone da guerra. Explicações sobre as culturas, democracia, religião e as Cidades-Estado gregas são bem-vindas para os estudantes compreenderem um pouco do Mundo Conhecido.


E aí, professor, o que achou dessas dicas? Já usou algum deles em sala de aula? Se você ainda não viu nosso primeiro post, vale a pena conferir também! Deixe nos comentários abaixo. Vamos adorar saber!

Deixar comentário

Podemos ajudar?