É lançado desenho animado em libras


A surdez atinge quase dez milhões de pessoas no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. E o que se percebe é que faltam alternativas na indústria cultural infantil destinada a esse público.

Pensando nisso, Paulo Henrique dos Santos, que trabalha com animação há quase uma década, decidiu criar o “Min e as Mãozinhas”, um desenho inteiramente em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O conteúdo é voltado para os pequenos de três a seis anos e traz o objetivo de educar e mostrar que as crianças surdas também se divertem e têm as mesmas necessidades daquelas com a audição preservada.

O primeiro episódio foi lançado e está disponível gratuitamente no Youtube. Dentro do universo narrativo, cada personagem tem a sua língua. O gato fala ‘gatês’, o elefante fala ‘elefantês’, e por aí vai. Para o criador, a ideia nasceu quando precisou se comunicar com uma pessoa surda e não conseguiu.

O idealizador do canal pretende produzir e lançar mais 13 episódios para a primeira temporada. Em cada um dos capítulos, serão ensinados cinco sinais de libras. No currículo de Paulo Henrique dos Santos, a sua participação em produções de grande sucesso, como “Turma da Mônica” e “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

Assista abaixo o primeiro episódio completo:


Por Richard Günter


Deixar comentário

Podemos ajudar?