Descubra Itaboraí


Cidade pequena e escondida entre Niterói e a Região dos Lagos, quase despercebida, Itaboraí tem muitas coisas legais para se fazer. Não é só um lugar de passagem, e você pode se surpreender com as belezas naturais não muito visitadas. Por este motivo, a cidade é novo destino do Benefício Boa Viagem.

 

Dona de um passado histórico marcante, a cidade se destaca como uma opção de lazer. Não é à toa que era onde Dom Pedro II fazia algumas visitas para assistir a peças de teatro.

 

Atrações ecológicas

Parque Paleontológico de São José de Itaboraí

O principal objetivo do parque é a recuperação e preservação da área da Bacia de São José de Itaboraí. Nas escavações iniciadas no fim da década de 1970, foram encontrados artefatos confeccionados pelo homem primitivo que teria habitado o local mais alto da cidade, conhecido como Morro dos Diamantes. O lugar é um museu a céu aberto, com exposições de réplicas em tamanho natural dos fósseis encontrados na região.

 

Reserva Ecológica do Manguezal

Um local perfeito para o visitante navegar e apreciar mais de 170 espécies de aves catalogadas. Um passeio muito legal!

 

Fonte Carioca

É uma fonte pública erguida por ordem da Câmara da Vila de São João de Itaboraí, entre 1845 e 1858, à margem da estrada geral, junto à encosta.

Segundo uma lenda local, existia um túnel ligando a fonte à Igreja Matriz de São João Batista. A tradição tem como fundamento um olho d’água que era utilizado pelos tropeiros no século XVII.

 

Atrações culturais

Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres

O sobrado do século XVIII era a antiga residência da família Alberto Torres e foi doado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no final da década de 1970.

A instituição possui salas de exposição e pesquisas, além de uma biblioteca, formada em sua maioria pelo acervo que inclui parte dos estudos da antropóloga Heloisa Alberto Torres. A casa também guarda livros raros e as correspondências trocadas com o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss.

Com certeza, vale a pena visitar.

 

Ruínas do Convento de São Boaventura

As ruínas estão cercadas de belezas naturais, que se destacam no horizonte. No passado, ali era a antiga Vila de Santo Antônio de Sá. Curiosamente, apresenta o mesmo estilo arquitetônico do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, ambos da ordem franciscana. Em 1874, iniciou-se a construção da igreja da Ordem Terceira. De 1829 a 1840, uma epidemia dizimou a população da vila e o convento acabou sendo abandonado. Posteriormente as ruínas foram tombadas pelo Iphan.

 

Teatro Municipal João Caetano

Inaugurado em 1827, o Teatro João Caetano viveu seu auge no século XIX. Entre os frequentadores da época, destaca-se a princesa Isabel. Após décadas de abandono, quando chegou a ficar em ruínas, foi reconstruído um século e meio depois de fundado.

Com 200 lugares, é o único teatro de Itaboraí. Shows e apresentações estão entre as suas principais atrações, além de oferecer cursos, como balé, violão, bateria e capoeira.

 

Palacete do Visconde de Itaboraí

É um típico palacete do século XVIII, tombado pelo Iphan em 1964. Desapropriado da prefeitura em 1966, serviu como casa de caridade até ser destruído por um incêndio. Em 2000, após uma série de reformas, passou a ser sede da prefeitura de Itaboraí.

 

Gastronomia

A cidade tem uma ampla variedade de pratos. Restaurantes servem desde comida caseira até culinária internacional. O que chama atenção é o Beer Fest Itaboraí, um evento gratuito que reúne mais de 15 food trucks que oferecem diversas opções gastronômicas, incluindo doces e sanduíches. Há também cervejas artesanais.


Deixar comentário

Podemos ajudar?