Cruz Vermelha é fonte de inspiração no Dia do Voluntariado


Não é à toa que o dia escolhido para ser o do voluntariado é o do aniversário de fundação da Cruz Vermelha Brasileira. Isso porque essa entidade foi uma das primeiras a agir em prol dos necessitados, inspirando tantas outras ações humanitárias, inclusive nós da Appai, a nos tornarmos a maior doadora de leite do Brasil.

A maior doadora de leite do Brasil presta suas homenagens à Cruz Vermelha

A história da Cruz Vermelha Brasileira, que hoje completa 110 anos, funde-se à trajetória da própria humanidade dentro de um mover solidário de proteger a vida e garantir o respeito com o ser humano. No Dia Internacional do Voluntariado (05/12), rendemos nossas homenagens àquela que não só é uma das maiores instituições humanitárias do país, como também é, para a Appai, a maior fonte inspiradora nos trabalhos e ações de cunho social-voluntário.

Criada com a missão de contribuir para a melhoria de saúde, a prevenção de doenças e o alívio do sofrimento através de programas de treinamento e de serviços que beneficiem a comunidade, a Cruz Vermelha vem ao longo do tempo promovendo um vasto conjunto de ações e programas de cunho social e solidário, cujas atuações visam, sobretudo, incentivar a participação de jovens voluntários na continuidade dos trabalhos realizados.

A Gigante das Doações no voluntariado

Dentro dessa mesma visão, a Appai – Associação Beneficente dos Professores do Rio de Janeiro, também conhecida como a “Gigante das Doações”, vem há tempos desenvolvendo entre seus muitos parceiros um fantástico trabalho de Responsabilidade Social. Até o momento mais de 80 mil latas de leite já foram distribuídas, entre as mais de 90 instituições parceiras, beneficiando aproximadamente 40 mil pessoas.

Por isso, na data em que se comemora o “Dia Internacional do Voluntariado” nada mais justo e humanitário do que prestar as nossas homenagens a essa instituição que representa a compreensão mútua, a amizade, a cooperação de paz entre os povos e nos inspira continuamente a ser a “Gigante das doações de leite”.

Curiosidades sobre a Cruz Vermelha

Dentre as missões da Cruz Vermelha está agir em caso de guerra e preparar-se na paz para atuar em todos os setores abrangidos pela Convenção de Genebra e em favor de todas as vítimas de conflitos, tanto civis como militares, num conjunto de valores que representam os propósitos e objetivos da entidade em todo o mundo. O pilar educacional também se faz presente e se sustenta através dos cursos regulares, profissionalizantes e de nível superior.

A Cruz Vermelha Brasileira exerce a sua atividade em todo o país, como a única Sociedade Nacional da Cruz Vermelha. Fora do Brasil, no quadro de ação do seu Movimento Internacional, é a única entidade reconhecida pelo governo brasileiro como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Também é a única sociedade nacional da Cruz Vermelha autorizada a exercer suas atividades em todo o território brasileiro.

O feminino na Cruz Vermelha

A presença feminina é forte em seus quadros voluntários. Participação que se dá através das “Damas da Cruz Vermelha Brasileira”, comitê criado por um grupo de senhoras da sociedade carioca, que teve como tarefa maior a formação do corpo de enfermeiras voluntárias. Como fruto dessa iniciativa, em março de 1916 foi criada a Escola Prática de Enfermagem.


Por Antônia Lúcia Figueiredo


Deixar comentário

Podemos ajudar?