Conquista Internacional


Alunos do Ciep 291 – Dom Martinho Schlude conquistam o 1º lugar no “Desafio de Tecnologia Land Rover 4×4” nos Emirados Árabes

Em uma disputa acirrada com jovens de 16 países e mais de 140 competidores, alunos do Ciep 291 – Dom Martinho Schlude, em Pinheiral, Região Sul Fluminense do Rio de Janeiro, conquistaram o 1º lugar na categoria Uso das Redes Sociais, na final da competição internacional Desafio Land Rover 4×4 nas Escolas, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.

A iniciativa da marca Land Rover é uma competição internacional inovadora que reúne ciência, tecnologia, engenharia e matemática em módulos de aprendizagem e desenvolve as competências do empreendedorismo, usando a simulação e o ambiente da indústria automobilística.

A equipe formada pelos alunos Isabella Nunes, Julia Cardoso Landim, Ygor Ferreira Soares dos Santos, Marco Antônio Oliveira Dias, Pablo Henrique Costa e Laís Ramalho Ferreira de Oliveira, disputou as provas com um protótipo de um veículo desenvolvido por eles, que percorreu o Yas Marina Circuit, onde é realizada a Fórmula 1 em Abu Dhabi enfrentando diversos desafios. Os professores Douglas Soares e Luciano Dias acompanharam a equipe durante o torneio.

Laís Ramalho Ferreira de Oliveira, aluna da 1ª série do Ensino Médio em Empreendedorismo, de 16 anos, atuou como engenheira de produção da equipe na competição e vibrou com a conquista em sua primeira viagem internacional. “Trabalhamos duro e demos tudo de nós, mas não esperávamos ficar com a melhor colocação em uma das categorias. Ficamos surpresos e muito felizes. Durante o desafio, tivemos a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendemos nas aulas de empreendedorismo”, ratifica Laís.

Marco Antônio de Oliveira Dias se matriculou no Ciep 291 ao saber da oferta do Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo e comemora a oportunidade de fazer sua primeira viagem de avião para disputar o desafio. “Um dos pontos fortes foi a troca de experiências com estudantes de tantos países diferentes. O fato de termos trabalhado muito bem em equipe e com prazos apertados também contribuiu para o nosso amadurecimento como profissionais. Eu me apaixonei tanto pela engenharia com esse projeto que já até desisti de fazer a faculdade de Contabilidade”, revela o estudante.

Já o professor Douglas Soares fez um balanço sobre a participação dos estudantes fluminenses no torneio. “Foi uma experiência incrível e inesquecível. Os alunos desenvolveram habilidades, adquiriram competências e tiveram contato com profissionais qualificados do mundo inteiro, o que, sem dúvida, fará diferença no futuro profissional deles. Essa viagem marcou o ápice da minha carreira. Hoje estou realizado profissionalmente”, enfatiza.

Com idades entre 15 e 17 anos, os estudantes também ficaram entre os três melhores times do mundo na categoria Inovação Tecnológica. Já a estudante Laís vai assumir a gerência geral da equipe na próxima edição nacional do Desafio Land Rover 4×4 nas Escolas, que acontecerá em Volta Redonda, em agosto de 2018.


Por Richard Günter
Fonte: Seeduc

Deixar comentário

Podemos ajudar?