Como curtir o verão e ter cuidados com o cabelo

Confira algumas dicas para evitar danos causados pelo sol, mar e piscina durante a estação mais quente do ano


Quando pensamos em verão, logo vêm à cabeça: sol, muito calor, praia, areia, piscina, sol, vento… Mas a estação mais esperada do ano pede uma atençãozinha adicional. Já falamos aqui sobre alguns cuidados que devemos ter com a pele, mas não é só ela que fica mais exposta nessa época do ano. É importante também ter cuidados com o cabelo. Os fios também sofrem fortes agressões vindas da radiação solar, degradando sua estrutura, deixando-os ressecados e quebradiços. Por isso, protegê-los é indispensável.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para cuidar dos cabelos no verão.

 

Confira:

1) Para começar, procure hidratar sempre os cabelos. Reequilibrá-los depois dos danos do verão é importantíssimo para devolver seu brilho e maciez.

2) Enxágue os cabelos após sair do mar ou da piscina. Este cuidado evita que o sal e os produtos usados para o tratamento da água fiquem acumulados, causando danos aos fios.

3) Use sempre água fria ou morna para lavar os fios. A água quente pode descamar o couro cabeludo, sensibilizar a região e aumentar a oleosidade.

4) Utilize proteção nos cabelos, como chapéus e bonés, mas evitando usá-los com os fios molhados.

5) Evite utilizar secador de cabelo, chapinha e babyliss, principalmente em temperaturas muito altas, para não ressecar os fios.

 

O cabelo masculino também precisa de cuidados!

Não pensem que cuidados com o cabelo é só coisa de mulher, viu?! Apesar de geralmente manterem fios mais curtos, os homens também precisam cuidar das madeixas, principalmente por terem uma maior tendência à oleosidade e à calvície, duas características que podem aumentar se houver descuido durante o verão.

Dentre as dicas para os cuidados com o cabelo, algumas merecem uma atenção redobrada dos homens, como evitar o uso de bonés e chapéus, principalmente com os cabelos molhados, além de evitar abafar o couro cabeludo, o que agrava o quadro de calvície e caspa, acumulando sujeira, suor e oleosidade.


Por Luiza Morato
Fonte: Beleza Extraordinária / Saúde e Beleza


Podemos ajudar?