Cuidados com a pele no verão

Confira dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde da pele em risco


Ah, o verão… Sinônimo de sol, calor, praia, piscina e férias, a estação mais desejada do ano chegou. Mas para não transformar essa época tão deliciosa e aguardada em um pesadelo para a sua saúde, é importante ficar atento e redobrar os cuidados, principalmente quando o assunto é a pele. Nesse época do ano, a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa aproveitar a estação mais quente do ano e manter a saúde da sua pele.

 

1) Use e abuse do protetor solar

Assim como em todas as estações do ano, o protetor solar deve ser o seu melhor amigo no verão para evitar queimaduras, o envelhecimento e até o câncer de pele. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é que se use produtos com fator de proteção solar 30 ou acima desse número, independente do tom de pele. O indicado é aplicar o produto no corpo todo cerca de meia hora antes de se expor ao sol, incluindo pés, orelhas e nuca. A reaplicação deve ser feita a cada duas horas.

 

2) Cuidado com o sol

Apesar da importância de tomar sol para a síntese da vitamina D, ficar sob sua influência por muito tempo pode ser muito prejudicial à saúde da pele. A recomendação é que se evite a exposição em excesso, principalmente entre 10 e 16 horas, período em que a intensidade dos raios solares é maior. Portanto, se for sair para pegar aquele bronzeado, dê preferência para os horários da manhã ou final de tarde.

 

3) Roupas e acessórios

Algumas peças de roupas e acessórios também podem ajudar a prevenir queimaduras. Por isso, além do filtro solar é importante usar chapéu e roupas de algodão, principalmente se for fazer atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Outro acessório de extrema importância são os óculos de sol, que previnem lesões nos olhos.

 

4) Beba água!

Beba bastante água, mas muita mesmo! Nos dias mais quentes o seu corpo precisa de mais líquido para manter a temperatura ideal. Ela inclusive ajuda a evitar que o corpo fique mais inchado. A água de coco também é uma ótima aliada no verão porque, além de contribuir para a hidratação, ajuda na reposição de minerais como o potássio, que normalmente é perdido na transpiração.

 

5) Mantenha a pele hidratada

Estar com a pele hidratada é fundamental para manter o bronzeado e evitar que ela descasque e resseque. Por isso, além de beber bastante água, sempre use cremes e hidratantes corporais após o banho. Ah, não esqueça dos lábios. Use bastante hidratante labial!

Agora que você já sabe tudo sobre os cuidados com a pele no verão, já está mais que na hora de curtir a melhor estação do ano. Aproveite!


Por Luiza Morato
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia


Podemos ajudar?