Ciência na minha vida?


Sim! Ela está presente em todo e qualquer lugar

Em casa, no trabalho, no carro e até no nosso corpo. Aprender sobre ela é de extrema importância e pode facilitar, e muito, a nossa vida. Por isso, a Escola Municipal Maximino José Pacheco, localizada em Guapimirim, foi uma das instituições que participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com objetivo de ampliar atividades criativas e inovadoras e promover a troca de conhecimento na comunidade escolar.

A professora e idealizadora do projeto, Viviane Noronha, conta que a iniciativa surgiu em 2005 e de lá pra cá é realizada todo ano. “Devido à falta de eventos com essas temáticas na região foi criado um comitê organizador – formado pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Fundação Xuxa Meneghel – que viabilizou recursos, promovendo a interação de diversas instituições”, explica Viviane.

Os encontros resultaram em feiras de ciências, palestras, oficinas, atividades, jogos interativos e experimentos

Segundo ela, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Zona Oeste ocorre de forma participativa, com atividades gratuitas, e cada instituição parceira define como contribuir, disponibilizando suas competências. Esses encontros resultam em feiras de ciências, palestras, oficinas, mostras de vídeos, atividades e jogos interativos, exposições, experimentos, apresentações artísticas e culturais.

Uma dessas ações aconteceu na Escola Maximino, onde os professores Adelino Carlos Ferreira de Souza e Bruno de Souza de Aquino ofereceram a palestra Física Divertida. Responsável por levar e organizar o projeto na escola, Viviane contou com o apoio da diretora Zineide Araújo e da educadora Ida Carolina Neves, responsável pela propagação do evento na Zona Oeste.

O estudante Hiago Marques da Costa, da turma 803, conta que aprendeu e se divertiu bastante durante o projeto. “Tive uma consciência mais abrangente sobre como tratar a natureza e adorei participar da palestra sobre o universo e os planetas”, relata. O educador Bruno completa afirmando que o evento proporcionou aos alunos uma experiência de aprendizado que vai além da tradicional. “E para nós, professores, um momento de reflexão, inspiração e redescoberta docente”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Escola Municipal Maximino José Pacheco
Rua Doutor Felipe Thiago Gomes, s/nº – Centro – Guapimirim/RJ
CEP: 25946-217
Tel.: (21) 2632-2246
E-mail: coordenacaoguapi@hotmail.com
Fotos cedidas pela escola


Deixar comentário

Podemos ajudar?