Brasileiro cria um aplicativo inovador reconhecido pelo MIT


No mundo inteiro, mais de 360 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de problema com a comunicação, seja na fala ou na audição. Dentre esses, 10 milhões estão aqui no país, onde cerca de 70% não compreende o português muito bem. E foi aqui mesmo no Brasil que Ronaldo Tenório, um empreendedor digital, embarcou numa ideia que poderia mudar muitas vidas.

 

Tenório criou o Hand Talk, um aplicativo que traduz mensagens do português para Libras. Tal criatividade e inovação levaram Tenório a ser o único latino-americano escolhido pelo renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) como um dos 35 melhores inventores abaixo dos 35 anos de idade.

 

 

A ideia nasceu em 2008, enquanto o alagoano ainda estava na faculdade, e tinha, nesse período, a missão de desenvolver um projeto inovador.

 

“Sempre tive a ideia de criar algo que iria ajudar as pessoas que enfrentam alguma dificuldade. Comecei a pesquisar e me dei conta de que a verdadeira barreira entre surdos e ouvintes era a de que eles falavam idiomas diferentes. Um problema que se iniciava dentro da própria casa, entre pais e filhos”. Disse Tenório à BBC Mundo, serviço da empresa britânica em espanhol.

 

O aplicativo, criado em conjunto com os sócios Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, já tem mais de um milhão de usuários. Tenório espera que, com o avançar do projeto, ele possa ser traduzido para outras línguas, ajudando assim milhares de pessoas com os mesmos problemas enfrentados por brasileiros.

 

Como funciona?

Assim que o aplicativo é aberto, um simpático e sorridente avatar, Hugo, está à disposição de seu usuário. Abaixo você lê uma frase: “falar para traduzir”. Assim qualquer um pode se comunicar com um deficiente auditivo, pois basta falar alguma coisa que Hugo traduz para ele em Libras. Também pode ocorrer o inverso, com a conversão ocorrendo para o português.

 

O Hand Talk ganhou vários prêmios: a ONU reconheceu como um dos melhores aplicativos sociais de 2013; o governo brasileiro o destacou como o projeto mais inovador.

 

Mesmo assim, Hugo já sofreu algumas críticas por sua aparência, que não pode ser alterada pelo cliente. O próximo desafio é personalizá-lo, deixando-o do jeito que o usuário quiser. O outro grande objetivo é expandir o aplicativo para todos os cantos do país, que sofre pelas barreiras burocráticas e falta de instalações para avançar nos projetos.

 

Fonte: BBC Brasil (www.bbc.com/portuguese/internacional-38112708).


 


Deixar comentário

Podemos ajudar?