Através da Appai, alunos vão ao teatro pela primeira vez


Explorar a imaginação, levar entretenimento, informação e cultura, de uma forma divertida e prazerosa. Essas são algumas possibilidades que o teatro pode oferecer aos pequenos e, claro, aos adultos. No Dia Universal do Teatro, comemorado em 21 de março, a Appai conta sobre a parceria que fez com que mais de 20 alunos tivessem a oportunidade de ir pela primeira vez assistir a um espetáculo. Veja tudo o que rolou e as novidades que vêm por aí!

 

UMA PARCERIA QUE DEU CERTO

Tudo começou através de uma parceria do PPAS e o Benefício Bom Espetáculo com o festival de teatro EncontrArte, no ano passado, quando a Appai deu início a esse projeto, que tem como objetivo cumprir a sua missão de colaborar para o desenvolvimento e o equilíbrio social, visando ser um agente de melhoria e transformação.

Na ocasião, a coordenadora pedagógica Kelly Cristina Vieira Reis, que é associada da Appai, havia inscrito a instituição onde trabalha para participar do festival, mas devido à distância não foi possível atendê-la. O Bom Espetáculo lembrou disso, fez o convite e no final de fevereiro levou os alunos e algumas professoras da Escola Municipal João Marques dos Reis, localizada em Brás de Pina, para assistir ao espetáculo “Querido, eu” no Teatro Ziembinski.

 

DO TEATRO PARA A VIDA

Os alunos que participaram da ação foram selecionados através de uma atividade onde deveriam escrever uma carta para o futuro, tema central do espetáculo. Na trama, um grupo de adolescentes resolve mandar uma mensagem ao futuro com suas expectativas e sonhos. Cada um seguindo o seu caminho, na medida em que o tempo passa, vai descobrindo que nem todo sonho é um sonho e nem toda expectativa se transforma em realidade.

As educadoras contam que, após a ida ao teatro, os estudantes participarão de uma atividade escolar tendo como base a proposta do espetáculo e as percepções de tudo o que foi assistido ali, não só do texto apresentado, mas também da forma como foi encenado.

O produtor e diretor Rohan Baruck, que disponibilizou duas vans para atender a escola, agradeceu a Appai pela oportunidade de levar as crianças ao teatro. Patrícia de Almeida, mãe do aluno Gabriel Henrique, conta que o filho amou essa experiência. “Ele chegou em casa falando tudo da peça e disse que em determinado momento chorou de emoção. O espetáculo conseguiu realmente encantar e se fazer entender”, elogia.

 

AS NOVIDADES NÃO PARAM POR AÍ!

As responsáveis pelo Bom Espetáculo, Priscilla Pereira e Simone Braga, ressaltam que o objetivo do projeto é atingir as escolas de regiões que não possuem teatro. “Contemplamos uma instituição por trimestre e a princípio estamos fazendo contato com aquelas que não puderam ser atendidas pelo EncontrArte”, explica Priscilla. O benefício adianta que, em breve, trarão novidades para os associados. Acompanhe nosso site e redes sociais e fique por dentro das novidades em primeira mão!


Por Jéssica Almeida
Fotos: Cidade da Mídia e cedidas pela professora


Deixar comentário

Podemos ajudar?