As Fake News são o assunto do 2º bloco do III Encontro de Educação


Fake News - III Encontro de Educação

As Fake News na educação foram o tema do 2º bloco do III Encontro de Educação.

Hoje em dia, muito se fala sobre as Fake News. Eles estão por toda parte, invadindo nossos grupos no what’sApp, marcando presença em nossa linha do tempo do Facebook e virando assunto no trabalho e nas reuniões de família. Não é para menos, afinal elas se espalham em uma velocidade incrível, causando diversos prejuízos para a educação e diversas outras áreas.

Para discutir um tema tão atual, estiveram com a gente no segundo bloco: Luiz Fernando, jornalista e diretor de redação da Folha Dirigida e Antônio Batist, Diretor da Escola de Governança em Gestão Pública da Universidade Federal Fluminense (EGGP-UFF).

No bloco, foi abordada a rapidez com que as fake news se propagam. De acordo com estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), de forma muito mais rápida que as notícias verdadeiras, por seu caráter de novidade, de notícia que causa surpresa, entre outros fatores, atingindo um alcance muito grande, principalmente nas redes sociais. Essa dispersão é perigosa de várias formas, principalmente na educação. Por isso, foi discutido o papel do professor como importante orientador para a formação do senso crítico do aluno. Saber conferir a fonte da informação, desconfiar de notícias muito apelativas são algumas dicas dadas pelos profissionais. Além disso, eles sugeriram ferramentas para conferir se a informação é, de fato, verdadeira.

Foi um encontro muito produtivo. Com certeza rendeu reflexões que serão levadas para diversos outros grupos de professores.

Para finalizar, recebemos em nossa mesa Antônio Roberto Petali Jr., 1º colocado no Prêmio Educação Científica 2017, e André Gonçalves de Oliveira, 2º colocado no Prêmio Educação Científica 2017, para falarem um pouquinho sobre seus projetos e receberem nossa homenagem. Parabéns, professores!

Acompanhe nossa transmissão ao vivo no Facebook

Não conseguiu comparecer ao III Encontro de Educação? Você pode conferir todas as dicas e muito mais na transmissão que fizemos ao vivo no Facebook! Temos certeza de que vai gostar muito.

Confira a transmissão ao vivo do 2º Bloco – Fake News.

Quer concorrer a prêmios? Compartilhe nossa transmissão ao vivo no Facebook!

Prêmios incríveis esperam por você no III Encontro de Educação. Para participar do nosso Concurso Cultural, é só compartilhar uma das transmissões ao vivo do evento em nosso Facebook e responder à pergunta que o apresentador Luiz André Ferreira fizer durante o vídeo. O primeiro a postar a resposta correta e o número da matrícula ganha! E não é só para quem está no evento. Quem está acompanhando tudo de casa também pode participar!

Confira o regulamento do Concurso Cultural.

A primeira e a segunda perguntas já foram feitas! Fique ligado no terceiro bloco e boa sorte!

Confira a programação completa do evento.


Por Aline Defensor


Deixar comentário

Podemos ajudar?