Artista brasileiro é tema de projeto pedagógico


As cores e as formas de Romero Britto promovem a inclusão

As obras do artista pernambucano Romero Britto são conhecidas como “a arte da cura”, e foi inspirado nelas que surgiu o projeto Colorindo a Moretti com Romero Britto. O trabalho começou quando Elaine Maria de Oliveira, diretora adjunta da unidade, teve o desejo de fazer algo que mobilizasse a escola. A primeira semente foi plantada às vésperas do 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalhador.

Na ocasião, ela e outros professores colocaram no colégio cartazes com dicas sobre um profissional brasileiro para que as pessoas descobrissem quem era o trabalhador em questão. As mães ficaram curiosas e começaram a querer adivinhar quem era a tal personalidade. Não demorou muito para que chegassem à conclusão de que se tratava de Romero Britto, um dos maiores artistas da cultura pop moderna.

O sucesso foi tanto que as professoras começaram a se inspirar na sua obra para desenvolver trabalhos em outras datas festivas. Foi assim no Dia das Mães, quando os corações de Romero, com diferentes cores e formas geométricas variadas, enfeitaram a escola e inspiraram os presentes das mamães. “À medida que fomos conhecendo o artista, o projeto foi crescendo e ganhou uma proporção que não esperávamos”, conta Ana Regina de Carvalho, uma das professoras que desenvolveu a atividade.

A Escola Municipal Ação Cristã Vicente Moretti é uma entidade que trabalha somente com pessoas com deficiência, e as atividades inspiradas na obra do artista foram importantes não somente para os alunos, mas também para as mães, que, na maioria das vezes, também passam boa parte do período dentro da escola. “O trabalho também envolveu os responsáveis pelos estudantes. Foi uma forma de ocupá-los e fazer com que ficassem integrados ao processo pedagógico”, explica Elaine Maria.

A professora revela que, devido às necessidades e limitações específicas dos seus alunos, não é possível empregar somente os métodos habitualmente usados em sala de aula e, por isso, busca formas alternativas para desenvolver seu trabalho. “Nós tentamos alcançar os mesmos objetivos da pedagogia tradicional só que oferecendo coisas novas. Busco fazer com que meus alunos, mesmo com todas as suas limitações, ultrapassem os muros da escola”, comenta a diretora.

Além de apresentar um mundo cheio de cores aos pais e estudantes da Vicente Moretti, a escola está mais integrada. Atualmente as obras de Romero Britto são referência para os trabalhos que têm como tema a preservação do meio ambiente e a Rio+20. As telas com animais e flores são a base dessas atividades. Já está na agenda dos alunos uma festa junina que promete ser marcada pelos tons e formas sempre presentes na “arte da cura”. “Não somente os pais, mas também os profissionais da escola participam bastante. Toda a comunidade escolar está bem envolvida, estamos conseguindo trabalhar valores a partir da arte de Romero Britto”, revela Ana Regina.


Por: Marcela Figueiredo
Escola Especial Municipal Ação Cristã Vicente Moretti
Rua Maravilha, 308 – Bangu – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21810-100
Tels.: (21) 3335-9113 / 3332-4674
E-mail: emvmoretti@rioeducat.net
Diretora adjunta: Elaine Maria de Oliveira Mello
Fotos cedidas pela escola

Deixar comentário

Podemos ajudar?