Arte em movimento


Uma exposição com mais de 150 obras faz com que alunos reflitam sobre os valores sociais

Resgatar o amor, o respeito e a educação através da arte. Esse foi o principal objetivo do projeto desenvolvido pelo professor Geilson Almeida, na Escola Municipal Padre Rafael Scarfó, localizada no município de Itaguaí. Foram mais de 150 reproduções artísticas inspiradas nas telas de Romero Britto, Tarsila do Amaral, Van Gogh, Candido Portinari, obras abstratas, caricaturas, art nouveau e muitas outras.

A ideia do projeto surgiu a partir da inquietação do educador ao ver que valores sociais, como respeito, solidariedade, amor e união, estavam sendo esquecidos pelos alunos. “Vivemos em um momento muito difícil, onde tentar resgatar esses sentimentos faz parte da nossa missão como docente”, explica Geilson. Através do diálogo, o professor procurou introduzir os estudantes no mundo da arte como forma de observação analítica e reflexiva. Buscando respeitar a individualidade, coletividade, autoestima e o respeito às diferenças.

No segundo momento, os alunos do 6º ao 9º ano começaram a entender a importância e as contribuições que arte tem no mundo social e econômico, valorizando as culturas regionais e a globalização da atividade artística no passado, presente e futuro. “Através da arte podemos viajar no mundo da imaginação e da criatividade, entendendo e sabendo respeitar as diferentes culturas e hábitos existentes em nosso meio social, assim como compreender que não sentimos ou pensamos de formas iguais, mas fazemos parte de um mesmo contexto social, buscando algo e um lugar melhor para viver”, completa o educador.

A partir desse diálogo e contextualização em sala de aula, chegou a hora de colocar a mão na massa! Para isso, o professor contou com a ajuda da direção que abraçou o projeto, dando todo o incentivo e recursos financeiros necessários, bem como os pais que apoiaram a ideia e a importância da valorização dos trabalhos dos filhos, ajudando na compra de telas de pintura. A aluna Isabella de Souza, do 7° ano, conta que se sentiu muito importante com o apoio que recebeu da mãe. “Ela me incentivou na realização da minha tela. Hoje aprendi que a arte é também respeitar as opiniões dos outros. Sei que os meus colegas são capazes de realizar muitas coisas e fiquei muito feliz em ver seus trabalhos”, elogia a estudante. A mãe dela, Zilma Conceição de Souza, conta que também se sentiu muito feliz e orgulhosa em participar da exposição. “É isso que a escola precisa fazer para salvar a nossa sociedade, gostei muito do trabalho que ela realizou. Quero parabenizar o professor e peço por mais projetos assim”, afirma.

A exposição contou com um acervo de mais de 150 telas, além de diversos trabalhos artísticos. A coordenadora pedagógica Kenia Regina conta que não acreditou quando viu o resultado do projeto. “Alunos e professor falando a mesma língua, uma atitude de amor e respeito. Que essa alegria possa contagiar a todos nós!”, reconhece a educadora. Márcia Maria, que também é coordenadora pedagógica da escola, completa afirmando que o projeto trouxe grande motivação para toda a comunidade escolar.

A diretora adjunta, Lilian Kelly, garante que achou um grande desafio realizar um projeto tão importante como esse. “O legal é que os alunos compraram a ideia do professor. E como diretora me senti muito emocionada ao ver todos trabalhando com tanto amor e dedicação. Durante a culminância, presenciei uma grande ligação entre estudantes, professores e pais, todos com o mesmo objetivo: fazer o projeto dar certo e levá-lo como ensinamento para a vida!”, elogia. O professor Geilson aproveita para ressaltar que, quando há pais, alunos, direção e professores trabalhando em conjunto, a escola pode alcançar voos mais altos do que se pode imaginar. “O mais importante é que temos pessoas que valorizam as outras, respeitando, emitindo opiniões sem agredir, ajudando, incentivando e se valorizando como participantes de uma sociedade que muito pode fazer. Fiquei muito feliz com o resultado desse projeto!”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Escola Municipal Padre Rafael Scarfó
Rua Elvira Ciuffo Cicarino, s/nº – Vila Margarida Itaguaí/RJ
CEP: 23820-000
Tel.: (21) 2688-2833
E-mail: escolapadrerafaelscarfo@itaguai.rj.gov.br
Fotos cedidas pelo professor


Deixar comentário

Podemos ajudar?