Vamos falar sobre pronomes oblíquos? (Parte II)

Por Sandro Gomes*


orações subordinadas

Dando continuidade ao tema dos pronomes oblíquos iniciado na edição anterior, vamos relembrar um pouco da abordagem teórica? Pronomes pessoais oblíquos são aqueles que desempenham em uma oração a função de complemento verbal, ou seja, objetos direto ou indireto. Dizemos que são átonos quando não aparecem precedidos de preposição. Além disso, podem se apresentar sob três formas diferentes quanto a seu posicionamento em relação ao verbo. A primeira dessas formas, a próclise, abordamos no número anterior. Agora chegou a vez das outras duas. 

Mesóclise 

Nesse caso o pronome aparece intercalado no verbo. Praticamente só é usada na linguagem literária, e aplica-se quando o verbo estiver no futuro do presente ou do pretérito do modo indicativo. Veja:  

O destino aplicar-te-á pesada pena. 

Encontrar-me-iam, se desejassem. 

Obs.: Quando a situação exigir a próclise, não pode ocorrer a mesóclise, mesmo nos tempos verbais acima citados. Exemplo:  

Tudo se resolverá no tempo certo. 

A presença do pronome “tudo” torna necessário o uso da próclise. Desse modo, não caberia uma construção como: 

Tudo resolver-se-á no tempo certo. 

Ênclise  

Trata-se do caso de quando o pronome vem depois do verbo, o que de certa forma corresponde ao percurso básico do verbo em direção a seu complemento. Veja os casos.  

– em orações que se iniciem por verbo (na norma culta, como se sabe, não se introduz oração utilizando pronome oblíquo). Observe:  

Diga-me se de fato isso ocorreu. 

A exceção é se o verbo estiver no futuro:  

Me falarás a respeito mais tarde. 

– em orações reduzidas de infinitivo e nas de gerúndio:  

Convém despir-se dessa amargura. 

O pai veio rápido, abraçando-lhe com carinho. 

– em orações imperativas afirmativas:  

Senhor, permita-me esclarecer o caso. 

Amigos, sobre uso de pronomes oblíquos átonos é isso. É claro que, com tantos casos e exemplos, a questão parece complexa. Observar as ocorrências citadas nessa edição e na anterior é um bom treinamento para dominar o assunto. Até a próxima, pessoal! 


*Sandro Gomes é graduado em Língua Portuguesa, Literaturas brasileira, portuguesa e africanas de língua portuguesa, redator e revisor da Revista Appai Educar, escritor e Mestre em Literatura Brasileira pela Uerj.


Deixar comentário

Podemos ajudar?